Arena Fonte Nova alerta para a importância do Teste do Pezinho com iluminação especial

A ação é realizada em parceria com a Apae Salvador, que é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia

Foto: Divulgação

Para chamar a atenção da população sobre a importância do Teste do Pezinho, a Arena Fonte Nova será iluminada na cor lilás nesta terça-feira (06). Escolhida por representar a tranquilidade e a transformação, a cor é o símbolo da campanha Junho Lilás que alerta para a necessidade de que todas as crianças sejam triadas com uma rápida coleta de sangue logo nos primeiros dias ao nascer, para diagnosticar patologias de origem genética. A ação é realizada em parceria com a Apae Salvador, que é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia, e o Teste do Pezinho pode ser feito em uma das milhares de unidades de saúde espalhadas pelo estado.

 

“Com a Arena iluminada na cor da campanha queremos lembrar que o diagnóstico precoce é essencial para proporcionar mais qualidade de vida às crianças, e principalmente diminuir a mortalidade causada pelas doenças que podem ser identificadas ao realizar o exame”, diz Dênio Cidreira, presidente da Arena Fonte Nova.

Segundo a médica geneticista, Helena Pimentel, o teste do pezinho é um exame simples e rápido. “Com apenas uma pequena quantidade de sangue coletado, nós podemos diagnosticar doenças que podem ser tratadas precocemente e evitar que essas crianças sofram com as consequências, muitas vezes graves, na qualidade de vida, podendo levar inclusive à morte”, afirma.

De acordo com o Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Apae, em 2022, foram triados na Bahia mais de 150 mil nascidos vivos, mas esse número corresponde a 85,7% da cobertura, o menor dos últimos anos. Em 2018, por exemplo, a cobertura chegou a mais de 91% de triados. Vale destacar ainda que no primeiro trimestre de 2023, o número de triados com o teste do pezinho em relação ao mesmo período em 2022 já foi menor, passando de 51.068 bebês para 50.346.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário