Libra e LFF podem chegar a um entendimento até o fim do primeiro semestre

A expectativa em ambos é chegar a um acordo até o fim do primeiro semestre.

Apresentação da LFF durante a Sports Summit, em São Paulo — Foto: Thiago Ferri

Durante participações no Sports Summit, realizado na última quinta-feira, a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte Futebol do Brasil (LFF) falaram sobre as negociações para a realização da liga única no futebol brasileiro a partir de 2025. Após divergências, os dois grupos seguem conversando e estão próximos de chegar a um entendimento. A expectativa em ambos é chegar a um acordo até o fim do primeiro semestre.

 

“Sem os 40 clubes (das Séries A e B), temos dois grupos de negócio e não é o que queremos. Eu diria que neste tema dos direitos e distribuição dos direitos, supercomplexo, estamos nos finalmentes. Vamos chegar lá, acredito muito nisso. Vou até fazer uma analogia, temos uma feijoada completa na mesa, falta a laranjinha”, afirmou Thairo Arruda, diretor geral da SAF do Botafogo e parte da Libra.

“Pela maior maturidade dos clubes, não há mais discussão se deve ou não ter uma liga, é inegável que precisamos de um novo produto para trazermos mais valor ao campeonato nacional. Estamos fazendo um negócio para 50 anos, nunca nos debruçamos nesse nível de profundidade nesse assunto, então é natural que haja uma divergência, opiniões assimétricas”, reforçou Fred Luz, diretor da Alvarez&Marsal, uma das interlocutoras da LFF.

Desde 2020, existem as discussões para a criação da liga do futebol brasileiro, com os 40 times das Séries A e B realizando encontros presenciais sobre o tema. A partir do momento que o assunto avançou, as divergências cresceram e se criaram dois blocos: a Libra, com 18 times, e a LFF, com 26. A forma de divisão dos direitos da competição é o principal empecilho. A LFF quer um equilíbrio mais imediato nas cotas de televisão, enquanto a Libra propõe uma evolução gradativa, embora já com um início menos discrepante do que o atual.

São membros da Libra: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.

São membros da LFF: ABC, Athletico, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Vila Nova e Tombense.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário