Com o péssimo momento no Campeonato Brasileiro, o Esporte Clube Bahia terá que ir ao mercado na próxima janela de transferências em busca de mais peças para qualificar o elenco visando a reta final da temporada 2023. E mais um nome surge como alvo do Esquadrão. Trata-se do lateral-direito Gilberto, de 30 anos, que pertence ao Benfica. Segundo informação do jornalista Jorge Nicola, Bahia, Atlético-MG, Flamengo, Vasco e Botafogo demonstraram interesse em contar com o jogador.
No início do ano, o Atlético-MG fez uma proposta ao Benfica para contratar o lateral-direito, porém, na ocasião ele era titular e peça importante da equipe. No entanto, ele termina a temporada portuguesa como reserva e sendo pouco utilizado, abrindo uma possibilidade de ser negociado.
Natural do Rio de Janeiro, Gilberto Moraes Júnior surgiu no CFZ-RJ e chegou ainda jovem ao Botafogo para integrar à divisão de base, sendo promovido ao profissional em 2012. Teve uma breve passagem pelo Internacional em 2014, por empréstimo, mas retornou ao Fogão em 2015 e no meio do ano foi negociado com a Fiorentina, da Itália. No futebol italiano, passou também por Hellas Verona e Latina, mas sem conseguir se firmar.
Retornou ao futebol brasileiro em 2017 para defender o Vasco, por empréstimo da Fiorentina. Fez 42 jogos pelo Cruz-Maltino, e em 2018, foi emprestado ao Fluminense, ficando por duas temporadas. Ao todo, foram 101 jogos, com 11 gols marcados e 8 assistências. Em 2020, assinou em definitivo, mas foi negociado pelo Fluminense com o Benfica, de Portugal, onde está atualmente e soma 106 partidas, com 8 gols marcados e 7 assistências.