Com uma atuação tenebrosa, especialmente do sistema defensivo, que aparentava mostrar sinais de evolução, o Esporte Clube Bahia foi dominado pelo Santos na noite desta quarta-feira (10), e foi derrotado por 3 a 0 na Vila Belmiro, sofrendo sua terceira derrota no Campeonato Brasileiro da Série A. Os gols foram marcados por Deivid Washington, Mendoza e Ângelo. O Esquadrão, que não contou com Everaldo (lesionado) e Jacaré (suspenso), ainda teve outras modificações por opção do técnico Renato Paiva, que acabaram não surtindo efeito.
Com a derrota, o Esporte Clube Bahia segue com 6 pontos e cai cinco posições na tabela de classificação, assumindo o 14º lugar, mas pode descer mais alguns degraus até o complemento da rodada. Já o Santos, que vinha de tropeços, ganhou um respiro subindo para o 9º lugar, com 7 pontos.
O Bahia levou um passeio do Santos nos primeiros minutos, e antes dos 15 já perdia por 2 a 0. O primeiro foi de Deivid Washington, de 17 anos, após saída errada de Thaciano. Depois, a defesa tricolor voltou a ‘bater roupa’, e Stiven Mendoza aproveitou passe de Lucas Lima para tocar na saída de Marcos Felipe e anotar o segundo. O Esquadrão tentou esboçar uma reação criando algumas oportunidades, teve até um gol anulado, mas foi o Peixe quem chegou perto do terceiro com Deivid Washington acertando o travessão.
No segundo tempo, Renato Paiva não conseguiu corrigir os problemas defensivos, e o Santos, com os meninos da Vila, aproveitou a avenida tricolor para fazer o segundo com Ângelo marcando após rebote de Marcos Felipe. O Peixe seguiu sufocando o Tricolor e chegou a marcar mais um, mas o VAR pegou impedimento de Ângelo. Paiva até tentou mudar a postura do time com algumas mudanças, mas já era tarde demais, e o time tricolor não conseguiu sequer fazer o gol de honra.
Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia enfrenta o Flamengo, no próximo sábado (13), às 16h, na Arena Fonte Nova, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Quatro dias depois, na quarta (17), às 19h, na Vila Belmiro, tem novo confronto contra o Santos, agora pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Santos volta a campo no domingo (14) para enfrentar o Vasco, às 16h, no Estádio de São Januário, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
JOGOS DA 5ª RODADA DA SÉRIE A
QUARTA, 10/05
19h00 – Santos 3 x 0 Bahia
19h00 – RB Bragantino 2 x 2 América-MG
19h00 – Internacional 0 x 2 Athletico-PR
20h00 – Flamengo x Goiás
20h00 – Cuiabá x Atlético-MG
21h30 – Palmeiras x Grêmio
21h30 – Cruzeiro x Fluminense
QUINTA, 11/05
19h00 – Coritiba x Vasco
19h30 – Botafogo x Corinthians
20h00 – Fortaleza x São Paulo
FICHA TÉCNICA
Santos FC 3 x 0 EC Bahia
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Data: quarta-feira, 10 de maio de 2023
Horário: 19h00
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Leila Naiara Moreira da Cruz e Thiago Henrique Neto Correa Farinha
Público: 7.262
Renda: R$ 335.690,00
Cartões Amarelos: Lucas Lima, Lucas Braga e Deivid Washington (SFC); Jhoanner Chávez, Kanu, Cicinho e Acevedo (ECB)
Gols: Deivid Washington aos 3min e Mendoza aos 13min do primeiro tempo; Ângelo aos 5min do segundo tempo.
SFC: João Paulo; Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias e Lucas Pires; Dodi (Vinícius Balieiro), Camacho (Alison) e Lucas Lima (Daniel Ruiz); Mendoza (Lucas Braga), Deivid Washington e Ângelo (Ed Carlos). Técnico: Odair Helmann
ECB: Marcos Felipe; Kanu, David Duarte, Victor Hugo e Cicinho (Cauly); Acevedo (Vinicius Mingotti), Thaciano (Yago Felipe) e Jhoanner Chávez; Arthur Sales (Diego Rosa), Ademir e Biel (Daniel). Técnico: Renato Paiva
- FBF define datas e horários das quartas de final do Baiano sub-20
- Lateral do Vitória aparece nas conversas com apostadores em denúncia sobre manipulação
- Lateral revelado no Vitória é afastado no Athletico após ser citado em planilha de apostador
- Volante festeja sequência no Vitória e fala sobre metodologia de Condé