Vice-campeão baiano nas duas últimas edições (2022 e 2023), para Atlético de Alagoinhas e Bahia, o Esporte Clube Jacuipense comemora nesta sexta-feira (21) 58 anos de vida. O clube, fundado em 1965, sagrou-se campeão do Campeonato Baiano da Segunda Divisão em 1989, até então seu único título no futebol principal. Em 2012, retornou à elite do futebol terminando como vice-campeão da Série B do Estadual. Nos anos seguintes, fortaleceu a sua divisão de base, revelando bons jogadores para o futebol nacional.
Em 2014, o Jacuipense participou pela primeira vez de um torneio nacional, a Série D, e quase se classificou para a Série C 2015, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Confiança de Sergipe. Em 2015, disputou a Copa do Brasil pela primeira vez, passando pelo Paraná na 1ª fase, mas sendo eliminado na fase seguinte pelo Náutico.
Em 2019, o Leão do Sisal fez história alcançando o acesso inédito à Série C do Brasileiro após vencer o Floresta por 1 a 0 com gol de Eudair. Em 2020, conseguiu se manter na divisão, porém, em 2021, fez uma campanha ruim e caindo amargando o rebaixamento. Em 2022 e 2023, bateu na trave duas vezes na busca pelo inédito título de campeão baiano da Série A.
- Vitor Hugo recorda exames no Manchester City e destaca projeto do Bahia
- Reforços se apresentam ao Flu de Feira e iniciam preparação para a Série B do Baiano
- Para contratar meia do Vitória, Náutico venceu a concorrência de clube da Série B
- Árbitro da FIFA apita Bahia x Botafogo pela 2ª rodada da Série A