Bahia e Jacuipense se reencontraram neste domingo (02) pela quarta vez neste ano de 2023, e dos quatro jogos, certamente o mais importante, afinal, valia o título do Campeonato Baiano de 2023, competição que, apesar de ter perdido apelo e força com o passar dos tempos, ainda tem certa importância, especialmente para as equipes do interior, que vêm cada vez buscando seu espaço. Com o empate em 1 a 1 no jogo de ida da decisão, no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, os times entraram em campo precisando da vitória para levantar a taça.
O Esquadrão de Aço não disputava uma final desde 2020, quando venceu o Atlético de Alagoinhas. Em 2021, foi eliminado pelo Bahia de Feira na semifinal, e em 2022, deu vexame caindo na primeira fase. O Leão Grená, por sua vez, disputou a final pela segunda vez na sua história, buscando fazer história, e pelo segundo ano seguido. Em 2022, perdeu o título para o Atlético de Alagoinhas.
Mas assim como aconteceu em 2019, contra o Bahia de Feira, e em 2020 contra o Atlético de Alagoinhas, o Esporte Clube Bahia não vacilou diante de mais um adversário do interior do estado, e derrotou o Jacuipense pelo placar de 3 a 0 empurrado por 48.598 torcedores na Arena Fonte Nova, conquistando o seu 50º título do Campeonato Baiano e recuperando a hegemonia estadual.
Quando a bola rolou na Arena Fonte Nova lotada, o Bahia tomou a iniciativa e pressionou o Jacuipense, criando boas chances, porém, faltou ser eficiente para balançar as redes. Os comandados de Renato Paiva tiveram a posse de bola durante quase toda primeira etapa, e levou perigo com chute de Cauly que acertou a trave. Jacaré e Chávez também tiveram chances, pelos lados, mas mandaram na rede pelo lado de fora. O Leão do Sisal teve dificuldade para encaixar contra-ataques e pouco levou perigo ao gol defendido por Marcos Felipe.
No segundo tempo, o jogo caiu bastante de rendimento. O Bahia, com uma lentidão na troca de passes, encontrou dificuldade para criar. Porém, aos 21 minutos, Daniel deu passe para Chávez, que encontrou Everaldo no meio da área e cruzou para o camisa 9 abrir o placar. Dois minutos depois, Cauly tabelou com Everaldo, e finalizou de primeira no canto do goleiro Jean. Biel teve a chance de fazer o terceiro, mas parou no arqueiro do Jacupa. O Tricolor seguiu melhor em campo e pressionando, e ainda deu tempo para Jacaré marcar o terceiro de pênalti nos acréscimos.
Agora o Esporte Clube Bahia volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde entra em campo no dia 12 de abril, diante do Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira. Já o Jacuipense já começa a se preparar para o Campeonato Brasileiro da Série D. A estreia deve acontecer no dia 6 de maio, contra o ASA, no Estádio Eliel Martins.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 0 JACUIPENSE
FINAL DO BAIANÃO (2º JOGO)
LOCAL: Arena Fonte Nova, Salvador
DATA E HORA: 02/04/2023, às 16h
ÁRBITRO: Diego Pombo Lopez
ASSISTENTES: Luanderson Lima dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda Gussen
4º ÁRBITRO: Eziquiel Sousa Costa
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
GOLS: Everaldo, Cauly e Vitor Jacaré (Bahia)
BAHIA
Marcos Felipe (Mateus Claus); Marcos Victor (Gabriel Xavier), Kanu e Rezende; Jacaré, Acevedo, Daniel (Lucas Mugni), Cauly e Chávez (Matheus Bahia); Biel e Everaldo (Ricardo Goulart). Técnico: Renato Paiva.
JACUIPENSE
Jean; Raphinha, Kanu, Weverton e Radar (Eric); Fábio Bahia, Vinícius Amaral (Flávio) e Eudair (Fábio Matos); Thiaguinho (William), Welder (Robinho) e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.