Nova regra proíbe goleiros de distraírem cobradores de pênalti

A discussão foi levantada após as provocações feitas pelo goleiro argentino Emiliano Martínez

Foto: Odd ANDERSEN / AFP

Nesta semana, a Ifab, associação internacional que regula as regras do futebol, divulgou algumas alterações que começaram a valer a partir da temporada 2023/2024. A principal mudança diz respeito ao comportamento de goleiros nas cobranças de pênaltis. Agora está proibido que os goleiros distraiam o cobrador adversário. A discussão foi levantada após as provocações feitas pelo goleiro argentino Emiliano Martínez, campeão da última Copa do Mundo na disputa das penalidades.

A regra anterior, que constava “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, sem tocar nas traves, travessão ou rede do gol, até que a bola seja chutada.” foi alterada para: “O goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol.”

A mudança passa a valer em jogos oficiais do dia 1º de julho em diante. Outra mudança de texto diz respeito aos acréscimos. Agora, as comemorações de gols também serão computadas para cálculo de quanto tempo extra o árbitro deve determinar.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário