Fifa define novo formato da Copa do Mundo com 48 seleções

Inicialmente, a Fifa planejava dividir as 48 seleções em 16 grupos com três times cada.

FOTO: DIVULGAÇÃO/FIFA

A Fifa definiu o novo formato da Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Canadá, Estados Unidos e México. Pela primeira vez na história, o torneio será disputado com 48 seleções, que serão divididas em 12 grupos com quatro integrantes cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final.

 

Inicialmente, a Fifa planejava dividir as 48 seleções em 16 grupos com três times cada. Os dois primeiros de cada chave se classificariam para um mata-mata (que também teria 32 seleções). Porém, acabou voltando atrás, visto que com esse formato, aquela seleção que somasse dois empates, estaria classificada, o que resultaria em estímulo ao jogo defensivo.

Com o novo formato, a Copa do Mundo terá um total de 104 jogos. A Fifa e o Comitê Organizador da próxima Copa vão decidir em conjunto como e quando vão realocar as novas partidas. Outra definição é que o período de preparação para o Mundial será maior do que em 2022 (quando foi de apenas sete dias), assim como o tempo de descanso após o fim do torneio. Somados o tempo de preparação, a própria Copa e a janela de descanso até o reinício das atividades, a Fifa planeja um período de 56 dias.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário