A Fifa definiu o novo formato da Copa do Mundo de 2026, que será disputada em Canadá, Estados Unidos e México. Pela primeira vez na história, o torneio será disputado com 48 seleções, que serão divididas em 12 grupos com quatro integrantes cada. Os dois primeiros de cada chave e os oito melhores terceiros colocados avançam para a fase eliminatória. A partir daí, os 32 classificados se enfrentam em mata-mata até a final.
Inicialmente, a Fifa planejava dividir as 48 seleções em 16 grupos com três times cada. Os dois primeiros de cada chave se classificariam para um mata-mata (que também teria 32 seleções). Porém, acabou voltando atrás, visto que com esse formato, aquela seleção que somasse dois empates, estaria classificada, o que resultaria em estímulo ao jogo defensivo.
Com o novo formato, a Copa do Mundo terá um total de 104 jogos. A Fifa e o Comitê Organizador da próxima Copa vão decidir em conjunto como e quando vão realocar as novas partidas. Outra definição é que o período de preparação para o Mundial será maior do que em 2022 (quando foi de apenas sete dias), assim como o tempo de descanso após o fim do torneio. Somados o tempo de preparação, a própria Copa e a janela de descanso até o reinício das atividades, a Fifa planeja um período de 56 dias.
- “Quero apresentar um futebol que a torcida merece”, diz novo reforço do Bahia
- Vitória deve jogar com time sub-20 na última rodada do Nordestão
- Onde assistir Fluminense-PI x Bahia ao vivo pela Copa do Nordeste
- O que o Bahia precisa para se classificar na Copa do Nordeste
- Um português metido em ser Treinador de Futebol – Por Paulo Fernando