Mesmo com o início de temporada desanimador por conta do péssimo futebol apresentado e com resultados vexatórios, especialmente na Copa do Nordeste, o Esporte Clube Bahia conseguiu somar pontos necessários para garantir a classificação e a liderança do Campeonato Baiano com rodadas de antecedência. Com isso, neste domingo (26), o Esquadrão vai mandar a campo novamente o time sub-20 para enfrentar o Itabuna, às 16h, no Estádio Antônio Elias Ribeiro, em Camacã.
O Esquadrão é o líder com 21 pontos, cinco a mais que a Juazeirense. Se vencer o Itabuna, o Bahia já garante vaga na Copa do Brasil de 2024. Vale lembrar que a CBF mudou o regulamento e a partir de 2024 vai utilizar o ranking das federações como critério de classificação. Desta forma, o campeão, o vice-campeão e o 3º melhor colocado (contando os pontos da 1ª fase e semifinal) garantem vaga. No entanto, obviamente que os tricolores irão torcer por uma derrota do Bahia para atrapalhar os planos do Vitória.
Em 5º com 11 pontos, o Rubro-Negro precisa vencer o Barcelona de Ilhéus no Barradão e ainda torcer por tropeço do Itabuna contra o Bahia ou derrota do Jacuipense (tirando três gols de saldo). O Dragão do Sul é o 4º colocado, com 12 pontos, e depende dos 3 pontos para garantir a classificação, já que pode ser ultrapassado por Vitória, Barcelona de Ilhéus ou Bahia de Feira. Já o Jacuipense precisa apenas de um simples empate para ficar com uma das vagas.
Quem apita o duelo entre Itabuna e Bahia é o árbitro Wagner Francisco Silva Souza, que será auxiliado pelos assistentes Jucimar dos Santos Dias e Ledes José Coutinho Neto. Os três fazem parte ao quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
JOGOS DA 9ª RODADA DO BAIANÃO
DOMINGO, 26/02 (16h00)
Vitória x Barcelona de Ilhéus (Barradão)
Itabuna x Bahia (Antônio Elias Ribeiro)
Jacuipense x Juazeirense (Arena Valfredão)
Atlético x Doce Mel (Estádio Carneirão)
Bahia de Feira x Jacobinense (Arena Cajueiro)