Se for eliminado na 1ª fase do Baiano, Vitória não disputará a Copa do Brasil 2024

O Leão não avança à semifinal do Campeonato Baiano desde 2018.

Foto: Pietro Carpi/ECV

O Esporte Clube Vitória não fez o dever de casa na última rodada, ficando apenas no empate com o Jacuipense por 1 a 1 no Barradão, e esses dois pontos fazem muita falta, visto que o Leão chega na última rodada do Campeonato Baiano, neste domingo, precisando de uma combinação difícil para se classificar ao mata-mata. Além de vencer o Barcelona de Ilhéus, depende de tropeço do Itabuna diante do time sub-20 do Bahia ou uma derrota do Jacuipense para a Juazeirense (nesse caso, ainda tirar três gols de saldo).

 

O Leão não avança à semifinal do Campeonato Baiano desde 2018, ou seja, pode ser eliminado na primeira fase pelo quinto ano seguido. Porém, desta vez, a eliminação (caso aconteça) trará um prejuízo muito maior do que nos últimos anos. A CBF anunciou que na próxima edição da Copa do Brasil, vai utilizar o ranking das federações para definir as vagas que cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais. A Bahia vai ser representada por três clubes: os três melhores colocados do Campeonato Baiano de 2023.

As duas primeiras vagas terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada estadual. A terceira fica a critério de cada entidade, que pode definir até mesmo um torneio seletivo. Porém, a Federação Bahiana de Futebol decidiu que o 3º melhor colocado (contando 1ª fase e mata-mata), fica com a 3ª vaga.

Com isso, o Vitória não disputará a Copa do Brasil de 2024 caso seja eliminado neste domingo, e terá que mais uma vez disputar a Pré-Copa do Nordeste no ano que vem. Caso se classifique em quarto lugar, o Rubro-Negro pode, ainda, somar pontos nas semifinais para ultrapassar o terceiro colocado da primeira fase e terminar entre os três melhores do Campeonato Baiano.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário