O Esporte Clube Vitória repetiu o vexame e pelo quinto ano consecutivo está fora da semifinal do Campeonato Baiano. Neste domingo (26), o Leão não foi capaz sequer de vencer o Barcelona de Ilhéus, no Barradão, amargando um empate sem gols, e chegando a cinco jogos seguidos sem vencer. Ainda se tivesse vencido, o Rubro-Negro não conseguiria a classificação porque Itabuna goleou o Bahia por 4 a 0 e Jacuipense venceu a Juazeirense por 1 a 0, ambos ficando com as duas últimas vagas.
A eliminação no Campeonato Baiano traz um prejuízo enorme, visto que o Esporte Clube Vitória não disputará a Copa do Brasil em 2024, competição que o Leão é recordista de participações empatado com o Atlético-MG. Ambos participaram de 34 das 35 edições até o momento (1989-2022). A Copa do Brasil de 1992 foi a única que o Rubro-Negro Baiano não disputou. Em 2023, o Vitória enfrenta o Nova Iguaçu-RJ, pela primeira fase, na próxima quarta-feira.
A CBF anunciou que na próxima edição vai utilizar o ranking das federações para definir as vagas que cada uma terá direito a distribuir nas suas competições estaduais. A Bahia vai ser representada por três clubes: os três melhores colocados do Campeonato Baiano de 2023.
As duas primeiras vagas terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice de cada estadual. A terceira fica a critério de cada entidade, que pode definir até mesmo um torneio seletivo. Porém, a Federação Bahiana de Futebol decidiu que o 3º melhor colocado (contando 1ª fase e mata-mata), fica com a 3ª vaga. Com isso, a única forma do Leão disputar a Copa do Brasil em 2024 seria sendo campeão da Copa do Nordeste ou da Série B.
Além de estar fora da Copa do Brasil de 2024, o Vitória terá que mais uma vez disputar a fase preliminar da Copa do Nordeste caso o Bahia não seja campeão baiano. Se o Esquadrão conquistar o Estadual, o Rubro-Negro herda a vaga pelo ranking da CBF. Na edição de 2022, o Leão acabou eliminado pelo Botafogo-PB e ficou de fora da fase de grupos do torneio regional. Esse ano, passou por Cordino-MA e Jacuipense, e se classificou para o Nordestão, porém, tem chances pequenas de se classificar às quartas de final.
Mais participações na Copa do Brasil (1989-2022) – 35 edições:
Atlético-MG – 34 participações
Vitória – 34 participações
Vasco – 32 participações
Bahia – 31 participações
Remo – 31 participações
Goiás – 31 participações
Botafogo – 30 participações
Grêmio – 30 participações
Coritiba – 29 participações
Internacional – 29 participações
Sport – 29 participações