MP investiga jogos da Série B por possível manipulação de resultados

Os jogadores teriam sido subornados a protagonizarem algum lance que prejudicassem a própria equipe.

Foto: Lucas Figueiredo/ CBF

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO) deflagrou nesta terça-feira (14) a operação Penalidade Máxima, que visa investigar alguns jogos do Campeonato Brasileiro da Série B de 2022 por possível manipulação de resultados. Segundo o órgão público, uma associação criminosa cooptou jogadores que participaram do campeonato. A estimativa é de que cada suspeito tenha recebido, aproximadamente, R$ 150 mil por aposta.

 

Os jogadores teriam sido subornados a protagonizarem algum lance que prejudicassem a própria equipe, como cometer um pênalti no primeiro tempo do jogo, por exemplo. “Há elementos de que o grupo atuou concretamente em, no mínimo, três partidas ocorridas no final do ano de 2022, no Brasileirão Série B e estima-se que os valores envolvidos no esquema ultrapassem o montante de R$ 600 mil”, diz o MP/GO, em nota oficial.

Um mandado de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, nas cidades de Goiânia, São João del-Rei (MG), Cuiabá (MT), São Paulo, São Bernardo do Campo (SP) e Porciúncula (RJ). De acordo com o site ge.globo, três jogos do Brasileirão Série B são tratados como suspeitos: Vila Nova x Sport, Criciúma x Tombense e Sampaio Corrêa x Londrina. O responsável pela denúncia foi o Vila Nova.

“O Vila Nova Futebol Clube informa que auxilia, na condição de denunciante, o Ministério Público do Estado de Goiás, que através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) e do Grupo de Atuação Especial em Grandes Eventos do Futebol (GFUT), deflagrou a Operação Penalidade Máxima na manhã desta terça-feira (14). O Vila Nova Futebol Clube aguarda a manifestação do MP/GO com mais informações e ressalta seu papel colaborativo e o compromisso com valores éticos, morais e de lisura que são princípios do clube e do esporte.”, diz nota do clube goiano. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário