Através de carta enviada pelo presidente Guilherme Bellintani, o Esporte Clube Bahia anunciou nesta sexta-feira que aderiu à Libra (Liga do Futebol Brasileiro) se juntando aos outros 16 clubes: Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. Com isso, o grupo passa a ter onze clubes da Série A e seis da Série B.
A decisão da filiação à Libra foi tomada exclusivamente pelo Bahia, sem a participação do City Football Group, que no fim do ano passado passou a controlar o clube, embora o fechamento do negócio ainda esteja previsto para março ou abril.
“O Esporte Clube Bahia anuncia a decisão de aderir à Liga do Futebol Brasileiro (Libra), dando continuidade ao papel ativo do Esquadrão neste processo desde 2019, reconhecendo os avanços alcançados até o momento e entendendo se tratar de um movimento com potencial para avanços históricos”, diz nota emitida pelo clube.
“Temos o firme compromisso de trabalhar em estreita colaboração com todas as partes envolvidas para fazer os ajustes necessários no projeto e contribuir positivamente pela criação de uma liga independente, com a união de todos os clubes, inclusive aqueles que ainda não estejam com a gente, transformando o futebol brasileiro com mudanças positivas para clubes, jogadores e torcedores”, acrescentou.
O Bahia era o único clube das Séries A e B que ainda não havia aderido formalmente a nenhum dos grupos que buscam organizar a liga no futebol brasileiro. Além da Libra, existe a Liga Forte Futebol, que conta com 26 equipes, nove da Série A. São eles: ABC, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Coritiba, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sport, Vila Nova e Tombense.