E.C Vitória em 2022: das frustrações à arrancada heroica na Série C

Ao todo, foram 38 jogos, com 14 vitórias, 13 empates e 11 derrotas em 2022.

Foto: Pietro Carpi/ECV

O ano de 2022 para o Esporte Clube Vitória não foi fácil, muito pelo contrário, trouxe muito sofrimento ao seu torcedor, que viu antes mesmo do ano começar, o time ser eliminado da Pré-Copa do Nordeste para o Botafogo-PB, voltando a a ficar fora da fase de grupos do torneio regional após cinco ano. A não participação no Nordestão foi um baque enorme, principalmente na questão financeira, visto que a competição distribuiu R$ 30,5 milhões serão distribuídos desde a fase de grupos, até a grande decisão. Somente com a presença na fase de grupos já embolsaria quase R$ 2 milhões.

 

Sem a Copa do Nordeste, restou o Campeonato Baiano e a Copa do Brasil para o primeiro semestre, e mesmo assim, o Leão conseguiu a proeza de ser eliminado na primeira fase do Estadual pelo quarto ano consecutivo. O Rubro-Negro ficou como 5º colocado, com 13 pontos. Diga-se, a última vez que o Vitória disputou o mata-mata do Baianão foi em 2018, quando perdeu o título para o Bahia. A última conquista estadual foi em 2017, vencendo na final o maior rival.

Na Copa do Brasil, o Vitória passou por Castanhal e Glória, mas foi eliminado na terceira fase pelo Fortaleza perdendo os dois jogos (3 x 0 na Arena Castelão e 1 a 0 no Barradão). Em comparação com o ano passado, o aproveitamento caiu, sobretudo porque em 2021, a equipe alcançou a fase de oitavas de final. Após a frustrante eliminação no Baianão e a queda na Copa do Brasil, o Vitória iniciou a Série C dando muitas dores de cabeça ao seu torcedor, tropeçando dentro e fora de casa, e vendo a possibilidade de acesso se distanciando, mas a chegada de João Burse mudou tudo e transformou a tristeza em alívio.

O treinador, prata da casa, pegou o Vitória na boca do Z-4, com 56% de chances de rebaixamento e apenas 2,6% de chances de acesso. Em 14 jogos, sofreu apenas uma derrota, e com 64% de rendimento, conseguiu não apenas a classificação heroica na primeira fase na última rodada vencendo o Brasil de Pelotas por 3 a 1 no Barradão, como também o acesso, também na última rodada do quadrangular final, ao empatar com o Paysandu fora de casa e contar com a ajuda do ABC que empatou com o Figueirense no Orlando Scarpelli.

Vale destacar o trabalho que foi feito pelo presidente Fábio Mota, que assumiu o clube após o afastamento de Paulo Carneiro e foi eleito novo mandatário para o triênio 2023-2025. Ele fez de tudo para tentar manter os salários em dia, mesmo com inúmeros problemas financeiros por conta das gestões anteriores, que destruíram o clube. O elenco para 2022 foi montado as pressas por conta da punição da FIFA por dívidas com Jordy Caicedo e Walter Bou. Por falar nisso, nesse ano, o rubro-negro ouviu bastante a palavra “transfer ban”, mas Fábio Mota não mediu esforços para conseguir sanar todos esses problemas.

Em 2022, o Vitória teve quatro treinadores: Dado Cavalcanti, Geninho, Fabiano Soares e o atual técnico, João Burse. O auxiliar técnico, Ricardo Amadeu, ainda comandou o time por um período, no entanto, apenas uma partida, a derrota para o Ypiranga. Entre os técnicos efetivos, o pior aproveitamento foi de Geninho, porém, ficou apenas quatro jogos, com 25% de aproveitamento.

Primeiro treinador da temporada, Dado Cavalcanti comandou a equipe em 10 jogos, com 47% de aproveitamento. Contratado para substituir Geninho, Fabiano Soares ficou nove jogos e teve 41% de aproveitamento. Já João Burse obteve sete vitórias, seis empates e uma derrota. Aproveitamento de 64,2%, determinante para a conquista do acesso.

Resumo de 2022: ao todo, foram 38 jogos, com 14 vitórias, 13 empates e 11 derrotas, 35 gols marcados e 32 sofridos, 48% de aproveitamento. No Baianão, foram 9 partidas, com 3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, 7 gols marcados e 6 sofridos. Pela Copa do Brasil, venceu um jogo, empatou outro e perdeu dois, balançou as redes 3 vezes e sofreu 5. Já pela Série C, em 25 duelos, somou 10 vitórias, 8 empates e 7 derrotas, com 25 gols marcados e 21 sofridos.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário