Novo técnico do Esporte Clube Bahia, o português Renato Paiva desembarcou em Salvador no início da noite desta quarta-feira (07). Nas redes sociais, o Esquadrão postou o vídeo da chegada do treinador, de 52 anos, que parou para tirar fotos com alguns torcedores presentes no aeroporto de Salvador. Paiva acumula passagem pelas divisões de base do Benfica, de Portugal, foi campeão equatoriano no Independiente del Valle, e seu último trabalho foi no Club León, do México, onde ficou de junho até novembro deste ano. Ele assinou contrato de dois anos com o Tricolor. O Esquadrão se reapresenta no CT Evaristo de Macedo no dia 12, quando inicia a pré-temporada visando as competições de 2023.
🛬 O professou chegou!
😺 De gato e cuia!#Mister #RenatoPaiva #BahiaÉOMundo #BBMP pic.twitter.com/X5tVWHb8GC— Esporte Clube Bahi🅰️ (@ECBahia) December 7, 2022
Renato Manuel Alves Paiva, 52 anos, é natural de Pedrógão Pequeno, e iniciou no Benfica como auxiliar técnico, passando também como treinador das divisões de base e da equipe B, ficando de 2005 até meados de 2021. No clube português, formou talentos de classe mundial como o goleiro Ederson, o lateral João Cancelo, o meia Bernardo Silva e o zagueiro Rúben Dias, todos do Manchester City.
Após 16 anos em Portugal, foi contratado pelo Independiente del Valle, onde conduziu a equipe ao seu primeiro título do Campeonato Equatoriano. Em 45 jogos no comando do del Valle, somou 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, com 82 golos marcados e 53 sofridos. Após duas temporadas no Equador, se transferiu para o Club León, do México, em junho deste ano, comandando o time em 18 jogos, com seis triunfos, quatro empates e oito derrotas. Pediu demissão em novembro.
- Anderson Talisca tem nome cogitado no Flamengo para 2023
- Bahia acerta a renovação de contrato do meia Lucas Mugni
- Brasil pode ter todos os titulares para pegar a Croácia; Veja provável time
- Novo técnico do Bahia foi procurado por Klopp para auxiliar o Liverpool
- Vitória tentou contratar zagueiro campeão da Série B com o Cruzeiro