Jornalistas avaliam contratação do técnico Renato Paiva pelo Bahia

Bahia anunciou na última terça-feira o nome do seu novo treinador

Foto: Divulgação

O Esporte Clube Bahia anunciou na última terça-feira o nome do seu novo treinador, o primeiro da ‘Era City’. Renato Paiva, de 52 anos, acumula passagens por Benfica, onde trabalhou nas divisões de base, Independiente del Valle, onde sagrou-se campeão equatoriano, e por último o Club Léon, do México, onde ficou apenas seis meses e pediu demissão em novembro. Em entrevista ao site ge.globo, o repórter Valter Marques, do site Record, de Portugal, trouxe mais informações sobre o novo comandante tricolor, e destacou os jogadores que foram formados por Paiva no Benfica.

 

“Bem, ele ficou conhecido por ser treinador das camadas jovens do Benfica, onde teve cerca de 15 anos. Pelas mãos passaram-lhe jogadores como Rúben Dias, Renato Sanches, João Félix, Bernardo Silva, João Cancelo, entre muitos outros. Do que sempre percebi das conversas que tive com ele e com jogadores que trabalharam com ele é que ele sempre privilegiou muito a proximidade com os jogadores, quase um amigo destes. Além disso, privilegiava muito o treino, as rotinas, muito metódico no seu trabalho. Depois, de forma surpreendente acabou por rumar ao Equador, onde se sagrou logo campeão, a primeira vez na história do clube [campeão nacional], o Independiente del Valle. É uma boa aposta, alguém com bons métodos, que gosta do futebol de ataque. Sem medo de apostar nos mais jovens”, explicou Marques.

O jornalista baiano Marcus Alves, que mora em Portugal e é correspondente de BBC, Telegraph, FourFourTwo, Kicker, afirmou que o treinador aprecia o futebol sul-americano e tem muita experiência na formação de atletas.

“É uma escolha muito coerente com o caminho que o Bahia trilhará a partir de agora. Alguém que trabalhou por 16 anos na base do Benfica, um dos melhores clubes formadores do mundo, passando por todos os seus departamentos e chegando a fazer, inclusive, scout de países como Argentina e Uruguai. É um grande entusiasta do futebol sul-americano, então, não será um estranho no ninho no Brasil. Esse é um fator que, sem dúvida, facilitará em sua adaptação”, explicou Alves.

Marcus Alves explicou que o treinador do Esquadrão vem da mesma escola de José Mourinho e de outros nomes importantes do futebol europeu. “Ele tem, sobretudo, muito conhecimento. Embora não seja de lá, vem da escola de treinadores de Setúbal, a mesma que lançou para o mundo José Mourinho, Bruno Lage e outros nomes. Ele costuma se definir como “um treinador de projeto e de processo”, então, se o Bahia e o grupo City desejam, como desconfio que seja o caso, implantar um modelo de jogo, não poderia haver melhor nome. Será obviamente necessário ter paciência para isso, o que nem sempre a torcida do Bahia costuma ter. Renato tem no bom humor uma de suas marcas e até brincou certa vez que os resultadistas o perseguiriam com tacos de beisebol por causa da firmeza de suas ideias – complementou.”

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário