Zé Chico envia proposta à FBF para mudar rebaixamento do Baianão

Ex-presidente e atual conselheiro do Fluminense de Feira sugere as mudanças

Após seis anos, o Fluminense de Feira, bicampeão baiano (1963 e 1969), voltará a disputar a Série B do Campeonato Baiano em 2022. No seu lugar, entra o Barcelona de Ilhéus, que foi campeão da segunda divisão vencendo na final o Botafogo Bonfinense e vai disputar a elite pela primeira vez na sua curta história de vida. Em entrevista ao Bahia Notícias, o ex-presidente do Flu de Feira e atual conselheiro, José Francisco Pinto, conhecido como Zé Chico, revelou que enviou uma proposta para a FBF sugerindo uma mudança no rebaixamento do Estadual.

 

O ex-dirigente sugere que as modificações sejam implementadas no ano que vem para que a Série A tenha 12 clubes em 2023, onde dois caem e dois sobem da B. Porém, para isso, é preciso que a proposta seja aprovada na reunião do conselho arbitral, realizada antes do início da competição e que define o regulamento da disputa.

“Idealizei uma proposta para o campeonato baiano de 2022. Já passei até para a FBF. Um dos itens é que seja alterada a forma de descenso e acesso. Para a Série A não mudaria, o descenso seria só um clube, mas na Série B o acesso mudaria para três clubes só em 2022. Então subiriam três e continuava descendo um. Isso mudaria o número de equipes na Série A de 2023 para 12 clubes. A partir daí, começaria a ter um descenso de dois e acesso de dois. Motivava muito a Série B e a competição poderia ser regionalizada”, disse em entrevista ao BN.

Em 2015, o Campeonato Baiano da Série B teve nove equipes, sendo que os dois primeiros se classificaram para a final e ambos garantiram o acesso à Série A. O Fluminense de Feira terminou a primeira fase como líder, com 16 pontos (5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas), enquanto o vice-líder foi o Flamengo de Guanambí, que terminou com 15 pontos. Na decisão do título, o Touro do Sertão empatou o jogo de ida sem gols em Guanambí e perdeu a volta por 1 a 0 para o Flamengo no Estádio Joia da Princes, com gol marcado por Rafael Granja.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário