No final da tarde de quarta-feira, o zagueiro Emiliano Velázquez teve o seu registro publicado no no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Com isso, o defensor argentino já pode estrear pelo Santos. Porém, não poderá ser contra o Esporte Clube Bahia, em duelo que acontece neste sábado, às 21h, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. Segundo a assessoria do Peixe, o jogador de 27 anos terá de cumprir uma partida de suspensão, ocorrida no Campeonato Espanhol.
Velázquez foi expulso na vitória do Rayo Vallecano sobre o Girona, por 2 a 0, que garantiu o acesso do time de Madrid à primeira divisão espanhola. A federação do país confirmou que o atleta tinha a punição pendente, encaminhando ofício ao Santos e à CBF.
O Santos contestou a punição, considerando que a suspensão automática, pela lei desportiva brasileira, não deveria ser passada para outros campeonatos. Mas pelo artigo 66-A do Regulamento Geral de competições, uma vez informada pela federação de origem do registro do atleta, deverá ser cumprida a punição.
Sendo assim, o jogador segue aprimorando a parte física, visando a sua estreia, que deve ocorrer diante do Ceará, no dia 18, em Fortaleza, pelo Brasileirão. Velázquez estava sem clube após o término de contrato com o Rayo Vallecano, da Espanha. O acordo dele com o Alvinegro é até o fim de 2022.