Estado da Bahia permanece com jogos sem público nesta semana

o governador da Bahia, Rui Costa assegurou a realização dos jogos sem público até segunda ordem

Foto: Camila Souza/ GOVBA

Mediante a volta de público em alguns estados do Brasil, as torcidas dos times baianos vivem a expectativa de retornar as arquibancadas dos estádios de futebol. No entanto, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), assegurou, em entrevista coletiva cedida na manhã desta segunda-feira (27), a realização dos jogos sem público até segunda ordem. não liberou a realização de partidas com público nos estádios baianos. De acordo com o gestor, a medida tem como fundamento o aumento de 40% no número de casos da Covid-19 no estado nos últimos dias, visto que somente nas últimas 24h, a Bahia registrou 232 novos casos da doença, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

 

“Não haverá anúncio de jogos com público essa semana. Seria um contrassenso da minha parte. Como disse dez dias atrás, se vocês prestarem atenção na minha declaração, eu disse que estava analisando a abertura de público nos estádios. Cheguei a dizer isso publicamente uma ou duas vezes. Mas passados dez dias, naquela data que falei estava com dois mil casos ativos. Se hoje estivesse com 1.300, provavelmente estaria anunciado a abertura de público nos estádios. Mas ocorreu o contrário. Eu tinha dois mil, aumentou para 2.700. Seria um contrassenso eu anunciar hoje a abertura de público no estádio”, explicou Rui Costa.

O governador aproveitou também para destacar que as pessoas precisaram ter tomado a segunda dose da vacina para liberação de entrada nos estádios.

“A abertura de público no estádio só acontecerá quando se mantiver a queda do número de contaminados. Se nós, nesses 10 dias, ao invés de aumentar tivesse diminuído, eu provavelmente estaria anunciando. Se os números voltarem a cair, há chance de a gente em breve liberar público nos estádios. Agora, quando for liberado, eu aviso de antemão, nós exigiremos a segunda dose aplicada. Inclusive farei diferente do que outros estados estão fazendo, admitindo a primeira dose e com teste de Covid-19. Não. Aqui nós exigiremos a segunda dose, já que estamos antecipando bastante a aplicação da segunda dose. Quem estava para ser vacinado em outubro já está sendo chamado para ser vacinado. Então, quando for liberado só será permitido para pessoas que tenham tomado a segunda dose da vacina. Espero poder dar essa notícia daqui a 10 dias, daqui a 15 dias, se os números voltarem a cair. Se os números continuarem subindo, não será possível. Ao contrário, as medidas vão ser de restrição”, completou.

Na última quarta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e 19 clubes chegaram a um acordo de que só haveria público nos jogos do Campeonato Brasileiro 2021 quando tivesse liberação de torcedores em todas  as cidades que recebem partidas da competição. Por outro lado, na Série B, as agremiações compactuaram com o retorno do público nas cidades onde já for permitido.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário