Bahia faz seu pior primeiro turno desde o retorno à Série A, em 2017

Pior defesa da Série A, o Bahia também fecha o turno com o maior número de gols sofridos

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação

A interrupção da sequência de oito jogos sem vencer na Série A do Campeonato Brasileiro 2021 modificou poucos aspectos no Esporte Clube Bahia, mas foi um grande alívio para o time e o presidente Guilherme Bellintani, que sofriam grande pressão. Todavia, apesar do triunfo sobre o Fortaleza, por 4 a 2, no último sábado (4), o Esquadrão de Aço encerrou o 1° turno com a pior campanha desde o retorno à elite, em 2017. De 57 pontos, o Tricolor somou apenas 21, com seis triunfos, três empates e 10 derrotas em 19 jogos.

 

Mediante a campanha instável, o Bahia sequer superou a segunda menor pontuação dos últimos cinco anos. Em 2020, somou 22 pontos, na 13ª posição, lutando contra o rebaixamento à Série B até as últimas rodadas.

Em suma, somando todas as campanhas do Esquadrão de Aço na era dos pontos corridos com 20 clubes, iniciada em 2006, a atual campanha é a quarta menos proveitosa.

Outro fator incômodo trata-se dos gols sofridos. Com a pior defesa da elite do futebol nacional, o Bahia sofreu o maior número de gols no 1° turno desde 2011. Os 32 tentos sofridos superaram os 29 de 2020.

Como resultado ao desfecho do turno inicial, o Bahia finalizou o turno inicial na 16ª posição. A princípio, separado da zona da degola por apenas três pontos.

Pior defesa da Série A, o Bahia também fecha o turno com o maior número de gols sofridos desde 2011. Foram 32, superando os 29 de 2020.

Por fim, para modificar esse cenário, o Tricolor visita o Santos, no próximo sábado (11), às 21h, no Estádio Vila Belmiro. A partida acontece pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário