Saiba as exigências da CBF para o retorno dos torcedores aos estádios

A liberação deve começar pelas fases finais da Copa do Brasil

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Apesar da crise sanitária do coronavírus ter dado uma pequena trégua ainda que continue matando, a vida parece ir aos poucos voltando o normal. Nesta segunda-feira o Estado de São Paulo anunciou a liberação do comércio sem qualquer tipo de restrição, exigindo apenas o distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia, porém, quase sempre é descumprido. Mas mesma linha, mas para um prazo adiante, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou na noite desta segunda-feira o protocolo para o retorno gradual dos torcedores aos estádios de futebol do Brasil.

 

Pelas regras anunciadas (anexo) precisarão ser aprovadas tanto pelos conselhos técnicos dos campeonatos quanto pelas autoridades sanitárias locais, haverá exigência de testes ou de vacinação completa para as torcidas.

A liberação deve começar pelas fases finais da Copa do Brasil e será válida para as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, desde que aprovadas em reuniões extraordinárias dos seus conselhos técnicos. Nas demais competições, a decisão caberá diretamente à diretoria de competições da CBF.

O documento foi elaborado em conjunto pela Comissão Médica Especial e pela Diretoria de Competições (DCO) da entidade, apresentando medidas protetivas para a presença segura de torcida nos estádios, tendo em vista o cenário de pandemia e a busca pelo equilíbrio dos campeonatos, conforme previsto no Art. 1 do Regulamento Geral das Competições 2021 (clique para ver o RGC).

“O protocolo é o resultado do trabalho de uma equipe multidisciplinar, que pensa em todos os fatores que cercam uma partida de futebol profissional. Ressaltamos que presença de público depende da anuência das autoridades sanitária locais. O parecer leva em consideração o contexto atual do Brasil em relação ao combate à Covid-19.

A qualquer momento, em caso de agravamento das condições da pandemia, este poderá ser modificado ou interrompido, se assim decidido em conjunto pela CBF e pelos clubes envolvidos” destacou o presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol (CNMF) e líder da Comissão médica Especial da CBF, Jorge Pagura em entrevista ao site oficial da entidade.

Confira as principais

– Será permitida apenas a presença da torcida do clube mandante a fim de se evitar deslocamentos de torcedores de outras localidades.

– Para a venda de ingressos e o acesso ao estádio, os clubes devem elaborar e apresentar planos operacionais atualizados, já considerando o protocolo.

– O protocolo considera a situação epidemiológica de cada localidade sede dos estádios onde serão realizadas as partidas, sempre em consonância com as autoridades locais.

– Seguem em vigor as recomendações de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos além da exigência de realização de testes laboratoriais para a detecção da COVID-19 e de vacinação plena dos torcedores.

Taxa de normalidade

A taxa de normalidade COVID-19 é uma pontuação que pode ser usada como um critério para o momento ideal para o retorno do público nos estádios com segurança. Essa pontuação considera 6 (seis) parâmetros da pandemia no município

1 – Taxa de Incidência (casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dia

2 – Tendência da taxa de casos novos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias

3 – Mortalidade por COVID-19 por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

4 – Tendência da taxa de mortalidade por 1.000.000 habitantes nos últimos 14 dias

5 – Letalidade de COVID-19 (global)

6 – Percentual da população PLENAMENTE VACINADA contra SARS-CoV-2

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário