Público em estádios a partir de setembro vira pauta de estudo do Governo da Bahia

a Federação Bahiana de Futebol (FBF) encaminhou um ofício ao governo estadual

A expectativa de muitos torcedores para retornar aos estádios Roberto Santos, conhecido popularmente como Pituaçu, e Manoel Barradas, apelidado popularmente como Barradão, pode estar com os dias contados. Mediante o avanço da vacinação com a diversificação das faixas etárias, atividades comerciais e sociais têm buscado o retorno a normalidade na Bahia.

 

Um retorno que pode está perto de ser consolidado é do futebol. Posteriormente ao estado de São Paulo, o qual anunciou o retorno gradual das torcidas aos estádios a partir de 1° de novembro, o Governo da Bahia já começou a analisar essa possibilidade.

Em entrevista ao programa Globo Esporte, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, explicou a análise da pasta sobre uma volta gradual a partir do próximo mês.

Primeiramente, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) encaminhou um ofício ao governo estadual. A entidade possui o objetivo de verificar a possibilidade de promover a integração de público nos jogos futebolísticos realizados na Bahia.

“O que houve, neste ofício, é uma intenção do retorno a partir de 12 de setembro, que seria o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Essa seria uma data de referência apresentada pela Federação e pela CBF. Seria no returno do Campeonato Brasileiro e da Segunda Divisão. E você já teria uma parte do público retornando aos estádios. Então a gente está discutindo a situação da evolução da pandemia com esse grupo de trabalho, um grupo da Secretaria de Esportes junto com a Secretaria de Saúde. E, a partir daí, discutir também quais são as perspectivas do protocolo, porque, como isso ainda tem mais ou menos um mês pela frente, a gente não sabe como vai ser a evolução da pandemia”, destacou Magalhães.

Importância de retomar o status tradicional do futebol com público nos estádios

Projetando a volta, adaptado ao “novo normal”, o secretário revelou a formação de uma equipe de trabalho. A ideia é avaliar a temática discutida junto à Secretaria de Saúde do estado. Davidson Magalhães comentou também sobre a solicitação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O arquivo contou com o envio dos protocolos a serem aplicados pela entidade.

“Estamos acompanhando, inclusive solicitamos os protocolos que a CBF irá adotar em possibilidade de retorno paulatino do público aos estádios. É a nossa posição, de precaução. De levar em primeiro lugar a saúde da população para não ver o que a gente viu na Copa América. Estamos muito preocupados, mas cientes da importância de voltar à normalidade do futebol baiano e brasileiro”, sinalizou o secretário.

“Claro que vamos seguir do ponto de vista de nossa situação, prioritariamente do ponto de vista da saúde, mas levando em consideração a realidade do esporte. Os times voltando aos estádios, não ficaremos dissociados do que está acontecendo no país”, finalizou.

Enquanto a volta do público aos estádios não acontece, o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória continuam atuando dentro de seus domínios sem público.

No próximo sábado (21), o Tricolor visita o Grêmio, na Arena do Grêmio, às 19h, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2021.

Em contrapartida, o Leão da Barra encara, nesta quarta-feira (18), o Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA). A partida acontece pela 19ª rodada da Série B da competição nacional.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário