Falta experiência? Vitória tem o time mais jovem da Série B 2021

na fila dos elencos menos experientes estão Londrina, com 24,9, Vasco com 25,2 Goiás com 25,3, e Ponte Preta com 25,4.

Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação

A campanha do Esporte Clube Vitória na terceira temporada consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro se assemelha ao desempenho da equipe na última edição, concluída no início deste ano. Nessa perspectiva, entre os fatores primordiais para a mínima progressão positiva está a faixa etária do elenco rubro-negra.

 

Dessa maneira, uma análise acerca das médias de idade entre os clubes da Segunda Divisão do certame demonstra o fato. De acordo com o site Transfermarkt, o Vitória tem o time com a menor média de idade comparado aos demais times da divisão. No entanto, divide o posto com o Brasil de Pelotas. Ambos atendem a uma média de 24,7 anos.

Posteriormente, na fila dos elencos menos experientes estão Londrina, com 24,9, Vasco com 25,2 Goiás com 25,3, e Ponte Preta com 25,4.

Na última semana, o Leão anunciou as chegadas de dois novos reforços para agregar mais experiência ao elenco. O meia Sérgio Mota, de 32 anos, que estava no futebol chinês, e o atacante Marcinho, de 26, que chega emprestado pelo Botafogo. O primeiro ainda aguarda a regularização para poder estrear.

Posicionamento de rivais do Vitória

Mediante a declaração do comandante rubro-negro, os números do site alemão dedicado ao futebol e às suas modalidades condizem com as situações das equipes citadas acima na tabela geral da Série B do Brasileirão.

Abaixo do Leão da Barra, três agremiações possuem três dos elencos mais juvenis da competição. O Xavante está na 19ª posição, o Tubarão na 17ª colocação e a Macaca na porta do Z-4, estacionada na 16ª posição.

Contrapartidas dos dados

Por fim, dois aspectos divergem dos dados. Em momentos distintos, o Náutico e o Confiança figuram nas duas pontas do icerberg da Segundona. Atual líder, o Timbu possui um dos times mais novos do certame, na 7ª colocação com 25,7 anos de média etária. Ou seja, apenas um ano acima do Rubro-Negro, bem como o Dragão do Bairro Industrial, na lanterna da Série B, com a terceira equipe mais madura, com média de 28,2 anos.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário