E.C Bahia: Qual a vantagem de ser vitrine de outros clubes?

Juninho, Thaciano, Arthur Victor dentre outros deram em campo bons frutos

Foto – Felipe Oliveira/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia vive altos e baixos na sua retomada à democracia, afinal, desde 2013 tem concebido uma reestruturação administrativa com mais ênfase que no futebol. De fato, é preciso ser frio quando se trata de administração, afinal, o leigo torcedor talvez não entenda o dano que é ser um clube falido e irresponsável na sua gestão. Mas, falando de futebol, tenho visto como o clube ainda patina no desempenho em campo, e, me atenho a uma prática que vem sendo recorrente no Bahia: Contratar jogadores emprestados e assim servindo vitrine para outros clubes.  

 

Vejo esse movimento como uma faca de dois gumes, afinal, temos uma torcida exigente, que quer resultados dentro de campo. Nesse movimento, em geral, se queixando de estar sem grana surgem os empréstimos, com as cláusulas Esdrúxulas, que embora você tenha o atleta em seu plantel, a qualquer tempo pode ficar sem ele, afinal, se ele jogar bem, vai dar lucro para o detentor dos direitos econômicos do atleta, o famigerado “Passe do Atleta”.  

Juninho, Thaciano, Arthur Victor dentre outros deram em campo bons frutos para o clube, contudo, os perdemos ao bel prazer de quem detém os caras, sem sequer, ter voz ou possibilidade de manutenção dos mesmos. Em contrapartida, por ter destacado um produto alheio, recebemos migalhas irrelevantes e ficamos com o vazio no plantel, em geral de caras que são titulares e que compõe o esquema tático já treinado. Ou seja, saímos de mãos abanando duas vezes. 

Às vezes, vejo a torcida pegando no pé dos jogadores da base, e outras vezes pedindo que eles joguem, mas, numa conta simples, pergunto quem entregou mais ao Bahia? Arthur Victor, cracaço que está no Bragantino, ou Thiago e Júnior Brumado? Falo do lado financeiro e da importância de ser vitrine dos nossos jogadores. Enquanto Arthur Victor custou 6 milhões de dólares ao Bragantino e o Bahia não ganhou um real, pois manteve o cara no elenco.  

Thiago, jogador que passou apenas alguns jogos, fez um gol e perdeu uma ruma, foi negociado ao grupo City por 10 Milhões de Reais, e o clube embolsou todo o dinheiro, pois detinha 100% dos direitos econômicos. Jr. Brumado, gigantão e desengonçado centroavante rendeu aos cofres do clube 9,5 milhões de reais. 

Sei que não é possível ter no elenco apenas jogadores com passe 100% do clube, sei também que empréstimos são inevitáveis, uns malas sem alça, mas, peço que a oportunidade seja dada aos atletas do clube que, as vezes podem ter a mesma qualidade e idade de um jogador que vem emprestado e são preteridos. Esse movimento além de desmotivar o atleta de casa, não valoriza nosso ativos na grande vitrine da 1ª divisão, Copa do Brasil e campeonatos internacionais que o clube venha disputar. 

Sei que não deve ser fácil lidar com pressões de torcida, empresários e dos próprios atletas nesse sentido, mas, essa politica de vitrine deve ser revista, pois, pelo que vi trouxe menos benefícios que poderia, afinal quando um atleta desses se destaca no clube, ele tá servindo ao dono do seu passe e seu empresário, que jamais titubeará na hora que grana aparece, pouco se importando com a condição do clube barriga de aluguel, que geralmente se ferra e demora pra repor a perda.  

Por isso digo nesse momento de instabilidade esportiva e econômica, por vezes, a solução pode estar embaixo do nosso nariz.  Ante a esse cenário e sendo feita a vista grossa, pela falta de coragem de lançar jogadores, que tenho a certeza que treinam a vida toda para estar num elenco principal, e que estão sedentos por uma oportunidade, acabam por deixar passar oportunidades de mercado e esportivas muito boas. 

Se apostar em jogadores de casa e der certo ganharemos mais opções no elenco sem mexer no bolso, valorizamos um atleta nosso e naturalmente abriremos espaço no mercado. Se der errado não haverá gasto com contratação ora equivocada, afinal ela já está feita e amarradinha com o contrato vigente do atleta que é profissional desde os 16 anos como manda a lei.  

Diego Campos, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Bahiano.

 

Comentários:

9 Comentário

  1. SE HOUVESSE PUBLICO NOS ESTÁDIOS BURRO SÉRIA NOSSO HINO… GASTA MAL O DINHEIRO DO CLUBE E É LOGICO QUE VAI HAVER DEFICIT… O SÓCIO TORCEDOR ESTÁ DEMOSTRANDO CLARAMENTE O DESCONTENTAMENTO…. O NOSSO PREJUÍZO VEM DA FALTA DE GESTÃO BLÁ BLÁ BLÁ .. O QUE VENDE É PAGAR FOLHA E CONTRATOS MAL FEITOS.. #PARTIUFORASOCIOTORCEDOR

    • Se o torcedor razão da existência do clube partir fora como você recomenda em sua campanha, acabou o Bahia, acho que você torce contra o Bahia, deve ser torcedor da galinha fujona infiltrado.

      • SR. rrrrrrrrr .FICA POR SUA CONTA O SEU ACHISMO DE EU NÃO TORCER PELO BAAAEEEAAA .POREM DESTACO QUE SÓ CONSIGO TORCER PELO BAAAEEEAAA E NÃO PRECISO TE PROVAR ABSOLUTAMENTE NADA.. POREM SE VOCÊ CONCORDA COM GESTÃO BELLINTANI O PROBLEMA É SEU E DOS VINTE E POUCOS % DE SÓCIO TORCEDORES QUE ESTÃO DE ACORDO COM GESTÃO QUE APLICA MAL O DINHEIRO DO CLUBE… SÃO FATOS MINHAS CRITICAS LEIA E CONTESTE, E DE FORMA CONSTRUTIVA TE FALO É BLÁ BLÁ BLÁ ESTA COISA DE PAGAR O SÓCIO TORCEDOR SÓ POR AMOR … E POR TER FALADO EM ACHISMO TE ACHO TORCEDOR DO VICETORIA E/OU INTEGRANTE DA EQUIPE BELLITANI… NA MORAL VEJA FOLHA DO PAGAMENTO DO CLUBE…. CLARAMENTE VERÁ QUE VENDAS DE NOSSOS ATLETAS ESTA DESTINADA AO MAL USO DE GESTÃO BELLITANI … #PARTIUFORASOCIOTORCEDOR … TEM MAIS PRA TORCER PELO BAAAEEEAAA NÃO TEM DE SER[ SÓ SÓCIO NÃO…. FALA SÉRIO…

      • KKKKKKK BAAAEEEAAA SE TORNOU BI CAMPEÃO BRASILEIRO COM MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE SEM 10% DE NOSSOS SÓCIO TORCEDOR DE HOJE… TEMOS HOJE MAIOR ORÇAMENTO DE UM CLUBE DE FUTEBOL DO NORTE NORDESTE SENDO GASTO DE FORMA ERRADA POR ESTA ATUAL GESTÃO… TÁ FEIO ….

  2. DISCORDO O TORCEDOR NÃO É (LEIGO) NÃO… VEJAM OS NÚMEROS HOJE DO SÓCIO TORCEDOR ONDE MOSTRA CLARAMENTE O DESCONTENTAMENTO COM ESTÁ GESTÃO.. BELLINTANI É NOSSA INTERRUPÇÃO DE CRESCIMENTO … GASTA MAL O MAIOR ORÇAMENTO DE UM CLUBE DO NORTE E NORDESTE … CONTRATA MAL,INCHANDO FOLHA DE PAGAMENTO DO CLUBE,APLICA O DINHEIRO DE VENDAS DE NOSSOS ATLETAS EM JOGADORES FRACOS… BEM CLARO VEJAM O CUSTO BENEFICIO DE NOSSO PLANTEL… O ROMBO É DELE ENDIVIDANDO O CLUBE…COBRINDO COM AS RECEITAS DE VENDAS DE ATLETAS.. SEM FALAR QUE NÃO SABE FAZER CONTRATOS ONDE POEM JOGADORES DE OUTROS CLUBES EM VITRINE E NÃO TEM DIREITO DE TER O PROFISSIONAL NEM NA TEMPORADA…

  3. Discordo do inicio ao fim. Jogadores da base devem ser utilizados para seu desenvolvimento, mas a vitrine ajuda o clube. Quanto Artur nos ajudou enquanto jogava. Talvez sem ele estivessemos na 2a divisão.

    Torcedor só entende de “torcer”. Sem dinheiro o clube morre.

  4. Infelizmente nessa situação apresentada o único que sai perdendo é o torcedor que não tem nem voz nem vez, no resto todos lucram, presidente de clube, jogador, técnico de clube e principalmente o empresário que tem a palavra final, o saudoso Chico Anísio tinha um jargão que dizia assim: “O povo é que não acerta uma” e para piorar a situação vivemos em uma região que sempre serviu apenas de mão de obra para a região Sudeste e Sul (lamentavelmente) e isso acontece porque colaboramos com os portugueses mal intencionados e expulsamos os holandeses e franceses da nossa região, enquanto a Região Sudeste e Sul permitiu a presença de outros povos como alemães, japoneses etc. que trouxeram benefícios, caso permitíssemos a presença de outros povos em nossa região talvez hoje estivéssemos em pé de igualdade com outras regiões e com capacidade de competir de igual para igual em todos os setores, como isso não acontece os atravessadores (empresários) que mandam no futebol graças a Pelé, oferecem os bons jogadores para os queridinhos do eixo e quando são descartados como bolacha quebradas mandam para cá e com relação a base a mesma coisa, dificilmente times da nossa região vai revelar bons jogadores, pois os melhores os empresários levam para lá tipo o cearense Everton Cebolinha e outros mais, referente ao choro por Cícero e os da época dele os torcedores queimavam estes merecidamente, pois sempre faziam corpo mole.

  5. A culpa disso tudo está a traz quando esse mesmo presidente estava já aqui no clube os sócios teve a oportunidade de tirar ele e voltaram pela permanência dele então posso dizer que será mas alguns anos com essa mesma mentalidade e se vacilar irá cair para a sere B

  6. Diego Campos, concordo contigo, pq essa prática de empréstimos só vem aumentando no Bahia? E a base ou transição não vem sendo aproveitada, já que jogadores como Tony Anderson, Galdezane (vulgo sonozane) Lucas Araújo boneco de Olinda já foram testados e não deram retorno, aí tem Raniele, Bruno Camilo, Marcelo, Gustavo Henrique, Pablo o Douglas Jeferson, pq será que Dado que foi treinador da base não coloca para jogar ou ao menos testa, pq será que todos os times tem pelo ao menos 1 jogador da base jogando e no Bahia nunca tem?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*