Bahia 3×4 América: Uma derrota decorrente da filantropia do treinador

A DEFESA DO BAHIA FOI UMA DAS MAIS VAZADAS DO BRASILEIRÃO DE 2020

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Já utilizei, por várias vezes, o valoroso e precioso espaço no site Futebol Bahiano para enaltecer o bom trabalho que o treinador Dado Cavalcanti vem desenvolvendo no Bahia, por entender que, desde que ele assumiu o comando da comissão técnica do clube, logo após aquela derrocada do time na temporada passada comandada por Roger Machado e Mano Menezes, o jovem treinador conseguiu transformar um limão numa limonada, haja vista que, conseguiu recuperar e remotivar um grupo derrotado e cabisbaixo, deixado pelos treinadores que o antecederam, livrando o time de um rebaixamento, situação que parecia irreversível.

 

Não sou nenhum crítico sistemático, que gosta de fazer crítica pela crítica, entretanto, sou obrigado a dizer que, Dado Cavalcanti ao escalar o time do Bahia para enfrentar o América de Minas, em nenhum momento, ele pensou em esnobar o time mineiro que vinha, há sete rodadas, ‘invicto” na competição. Na verdade, ele teve o espírito filantrópico em escalar o Lucas Fonseca, só para fazer média ou ser generoso com um cidadão íntegro, responsável e excelente profissional, mas, em termos de futebol, já deu o que tinha que dar ao time do Bahia porque, infelizmente, já está com a validade vencida para atuar na zaga tricolor.

O treinador Dado Cavalcanti deve lembrar, muito bem, do que aconteceu com a defesa do Bahia no ano passado que tomou gol até do River do Piauí e do vovô Magno Alves do Atlético de Alagoinhas. Era mais uma peneira do que uma defesa que no Brasileirão do ano passado, enquanto o ataque marcou 48 gols em 38 jogos com uma média de 1,26 gols por partida, passaram 59 gols pela peneira tricolor, uma média de 1,55 gols por partida, com o time finalizando à competição com à terceira defesa mais vazada do Brasileirão de 2020, num contexto em que Lucas Fonseca era titular absoluto daquele time.

Embora o time esteja com outra postura nessa temporada, mesmo não tendo passado da fase de grupos da Copa Sul-Americana, mas, está vivo na Copa do Brasil, com o time já credenciado para às oitavas de finais da competição, tenho observado que o time já tomou muitos gols na temporada, principalmente, no Brasileirão, que em oito jogos, a defesa já sofreu 12 gols em oito jogos, com uma média, muito alta, de 1,5 por partida, quase igual à média de gols sofrida no ano passado, fator que o treinador tem que se preocupar.

Isto posto, espero e torço para que o treinador consiga recompor essa defesa, para que não volte a acontecer o desequilíbrio que aconteceu no Brasileirão do ano passado, com o time tomando mais gols do que fazia e sempre é válido lembrar que, o zagueiro Lucas Fonseca foi titular do time, na maioria dos jogos da temporada passada.

Acorda, Dado Cavalcanti.

José Antônio Reis, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Bahiano. 

Autor(a)

José Antônio Reis

Torcedor Raiz do Bahêa, aposentado, que sempre procura deixar de lado o clubismo e o coração, para analisar os fatos de acordo com a razão. BBMP!

Deixe seu comentário