Com 6 times nas oitavas, Nordeste alcança feito inédito na Copa do Brasil

ABC, BAHIA, CRB, FORTALEZA, JUAZEIRENSE e VITÓRIA. Isto é NORDESTE.

O futebol é maravilhoso! Em uma semana onde um tal jornalista, que me recuso a citar o nome, chamou os times nordestinos e a Copa do Nordeste de “lixo”, eis que o Nordeste cala a boca dos críticos e preconceituosos, com classificações históricas na Copa do Brasil e alcançando um feito jamais obtido. Dos 16 times das oitavas de final do torneio, seis são nordestinos, três deles baianos. ABC, Bahia, CRB, Fortaleza, Juazeirense e Vitória. O recorde era de cinco representantes nas oitavas, fato que ocorreu em 1992 e 2009. As últimas duas vagas confirmadas foram nesta quinta-feira. O Vitória venceu por 3 a 1 e eliminou o Internacional no Beira-Rio, pela 3ª vez (2004, 2018 e 2021). O Fortaleza se garantiu ao derrotar o Ceará por 3 a 0 no Clássico-Rei.

 

Em 1992, Bahia, CSA, Fortaleza, Sergipe e Sport foram os representantes do Nordeste. Em 2009, CSA, Fortaleza, Icasa-CE, Náutico e Vitória se enfiaram entre os 16 melhores da competição. O único ano sem representantes do Nordeste nas oitavas da Copa do Brasil foi 1996. Bahia e Vitória seguem empatados como clubes do Nordeste com mais aparições nas oitavas de final da Copa do Brasil. Ambos agora têm 17 idas às oitavas. A fase mais longe que o Esquadrão chegou foi as quartas de final, enquanto o Leão foi finalista em 2010, quando perdeu para o Santos.

Classificados para as oitavas de final:

  • São Paulo (eliminou o 4 de julho com placar agregado de 11 a 4)
  • Vasco (eliminou o Boavista com placar agregado de 2 a 1)
  • ABC (eliminou a Chapecoense com placar agregado de 4 a 3)
  • Bahia (eliminou o Vila Nova com placar agregado de 2 a 0)
  • CRB (eliminou o Palmeiras nos pênaltis: 4 a 3 nas penalidades)
  • Athletico-PR (eliminou o Avaí com o placar agregado de 2 a 1)
  • Juazeirense (eliminou o Cruzeiro nos pênaltis: 3 a 2 nas penalidades)
  • Fluminense (eliminou o Red Bull Bragantino com placar agregado de 3 a 2)
  • Criciúma (eliminou o América-MG nos pênaltis: 3 a 2 nas penalidades)
  • Atlético-GO (eliminou o Corinthians com placar agregado de 2 a 0)
  • Grêmio (eliminou o Brasiliense com placar agregado de 2 a 0)
  • Atlético-MG (eliminou o Remo com placar agregado de 4 a 1)
  • Vitória (eliminou o Internacional com placar agregado de 3 a 2)
  • Fortaleza (eliminou o Ceará com placar agregado de 4 a 1)
  • Grêmio (eliminou o Brasiliense com placar agregado de 2 a 0)
  • Flamengo ou Coritiba (ainda vão jogar a segunda partida)

Para finalizar, deixo abaixo um comentário do amigo Juscelino Santiago Dos Santos, que é torcedor do Bahia, mas exaltou a classificação do Vitória:

“E mais uma vez deu NORDESTE. No meu comentário de ontem fiz alusão a essa possibilidade, confesso que achava muito difícil, quase impossível, mas felizmente aconteceu. Nunca fiquei tão feliz por um triunfo do Vitória, dentre os dezesseis classificados para as oitavas da Copa do Brasil, estão disputando sonho de ser campeão deste torneio temos seis, sim meus amigos SEIS clubes NORDESTINOS, vejam que eu escrevi “clubes” e não times.

E se aquele imbecil, ao qual mais uma vez não citarei seu nome tivesse ideia de que inflamou toda uma região jamais teria dito o que disse. Mais um poderoso caiu para outro “LIXO ATÔMICO’. Vejamos: Chamaram o Cruzeiro de gigante, o “Davi” Juazeirense derrubou, achavam que a Chapecoense já estava classificada, o humilde ABC derrubou, bombardearam o CRB no Allianz Parque, o Verdão amarelou, apodreceu e caiu, e o Vitória era tido como carta marcada como descartada, mas entrou em campo com sua humildade sabendo que seria muito difícil a classificação, mas aí o poderoso Internacional cometeu um erro, perdeu um jogador por expulsão. Aí o “gatinho” transformou-se em um Leão, e saiu rasgando tudo o que via de vermelho em sua frente como se fora um pedaço de carne sangrando e não deu chance ao colorado.

SEIS, são seis NORDESTINOS entre os classificados, e pasmem, dos seis NORDESTINOS são três baianos, fato que jamais ocorrera na história da Copa do Brasil. Temos plena consciência que somente um será campeão, mas eu espero que tenhamos uma final NORDESTINA, para que todos estes comentários xenofóbicos e discriminatórios tenham que engolir o LIXO ATÔMICO goela abaixo.

ABC, BAHIA, CRB, FORTALEZA, JUAZEIRENSE e VITÓRIA. Isto é NORDESTE.

RESPEITEM O NORDESTE.”

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário