Com Bahia em busca do tetra, semifinal do Baianão começa neste domingo

Bahia enfrenta o Bahia de Feira, enquanto Atlético encara a Juazeirense

Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

Começa neste domingo a semifinal do Campeonato Baiano, que colocará frente a frente duas equipes que sonham com o primeiro título da principal competição do estado. Atlético de Alagoinhas e Juazeirense se enfrentam hoje às 16h no Estádio Antônio Carneiro pelo jogo de ida, enquanto a volta está agendada para quarta-feira (12), às 19h30, no Estádio Adauto Moraes. O Cancão de Fogo foi o melhor time da primeira fase, inclusive, garantiu a classificação e a liderança com antecedência. Foram 18 pontos somados, com 5 triunfos, 3 empates e 1 derrota, 10 gols marcados e 3 sofridos, um aproveitamento de 66,7%, enquanto o Carcará terminou na 4ª colocação, com 13 pontos, 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, 48,1% de aproveitamento.

 

Na outra semifinal, teremos um encontro de xarás. Em busca do 50º título e de um tetracampeonato que não vem desde 1984, o Esporte Clube Bahia enfrenta o Bahia de Feira, que já levantou o título uma vez em 2011 diante do Esporte Clube Vitória. Bahia e Bahia de Feira decidiram o Baianão de 2019, e o Esquadrão levou a melhor após empatar em 1 a 1 no Estádio Joia da Princesa e vencer por 1 a 0 na Arena Fonte Nova, com gol de Gilberto. O Tremendão também teve um pênalti, mas Vitinho parou no goleiro Anderson que também pegou o rebote.

O jogo deste sábado está marcado para 18h no Estádio de Pituaçu, enquanto a volta será na quarta-feira (12), na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. O time de transição do Bahia não começou bem o Campeonato Baiano, chegou a ficar quatro jogos seguidos sem vencer, mas se recuperou na reta final emplacando três triunfos e garantindo a classificação às semifinais como 3º colocado, com 15 pontos, 4 triunfos, 3 empates e 2 derrotas, um aproveitamento de 55.6%. O Bahia de Feira fez uma campanha idêntica ao Bahia, somando também 15 pontos, mas terminando na vice-liderança amparado pelo critério do saldo de gols.

Pelo terceiro ano seguido, não teremos o Esporte Clube Vitória no mata-mata do Campeonato Baiano. Em 2019, o Leão chegou na última rodada precisando vencer justamente o Fluminense de Feira para se classificar à semifinais, porém, acabou perdendo por 2 a 0, e acabou sendo eliminado terminando a primeira fase na 5ª colocação. Em 2020, o Rubro-Negro mais uma vez não conseguiu a classificação, e assim como em 2019, finalizou a primeira fase na 5ª colocação com 13 pontos, e foi eliminado pelo Doce Mel ao empatar em 2 a 2 na última rodada no Estádio Joia da Princesa. Esse ano, o Rubro-Negro chegou na última rodada precisando vencer o Fluminense de Feira e torcer por tropeço do Bahia de Feira ou empate entre Bahia e Jacuipense. Porém, os concorrentes fizeram suas partes, e mesmo se não fizessem, não seria um problema já que o Vitória apenas empatou com o Touro do Sertão.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*