Bahia vence o Ceará nos pênaltis e é tetracampeão da Copa do Nordeste

Bahia venceu no tempo normal por 2 a 1 com gols de Rodriguinho e Gilberto

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Bahia e Ceará entraram em campo na tarde deste sábado para escrever mais uma história da Copa do Nordeste e também mais uma decisão entre os dois times, que se enfrentaram em 2015 e 2020, com o Vozão levando a melhor vencendo os quatro jogos das finais e conquistando os títulos de forma invicta. Na edição de 2021, Bahia e Ceará chegaram novamente à final e com cenário parecido com os outros dois anos. O Vovô chegou na final invicto e também saiu na frente no primeiro jogo da decisão vencendo por 1 a 0 no Estádio de Pituaçu, no último sábado, com gol do atacante Jael “Cruel” nos minutos finais. Com isso, o time de Guto Ferreira jogava pelo empate, enquanto a equipe de Dado Cavalcanti precisava de um triunfo por dois gols de diferença para levantar a taça ou um gol para levar a decisão para os pênaltis.

 

No entanto, desta vez o desfecho foi totalmente diferente. O Esporte Clube Bahia, desacreditado por muitos, principalmente por conta do retrospecto diante do Ceará, venceu por 2 a 1 na Arena Castelão, com gols de Rodriguinho (pênalti) e Gilberto. Jael saiu do banco para marcar de cabeça e carregar a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, brilhou novamente a estrela do goleiro Matheus Teixeira, o Esquadrão levou a melhor vencendo por 4 a 2 e conquistando o TETRACAMPEONATO. Com o triunfo, o Tricolor quebra um TABU que já durava quase 3 anos, 8 jogos sem vencer o rival cearense, além disso, impede o tricampeonato invicto do Vozão e derruba a invencibilidade de 23 jogos do adversário no Nordestão.

O primeiro tempo foi equilibrado no Castelão, e diferente do primeiro jogo em Salvador, as equipes jogaram bola de verdade. O Ceará começou melhor e só não abriu o placar aos 8 minutos porque Matheus Teixeira se esticou todo para evitar o gol de cabeça de Oliveira. A partir dos 25 minutos, o Esquadrão acordou em campo e criou três boas boas chances em sequência, uma delas com Matheus Bahia, e duas claríssimas com Thaciano que parou duas vezes no goleiro Richard. Rodriguinho e Gilberto também tentaram, mas mandaram para fora. O Vozão respondeu e Vina livre, driblou Matheus Teixeira, mas perdeu o tempo e não conseguiu finalizar, encerrando a primeira etapa no 0 a 0.

O Bahia voltou para o segundo tempo determinado a buscar o gol que levaria a decisão para os pênaltis e aos 14 minutos, o VAR chamou o árbitro após toque de mão do zagueiro Messias dentro da área. O juiz deu a penalidade e Rodriguinho se encarregou de colocar o Tricolor na frente aos 18 minutos, igualando a decisão. Aos 25 veio a virada, com Gilberto, que recebeu de Rodriguinho, cortou o zagueiro e mandou de esquerda para aumentar o placar. O resultado dava o título ao Bahia, porém, aos 38, novamente ele, Jael saiu do banco e marcou de cabeça e deixou a decisão novamente aberta, mas nos pênaltis deu Bahia.

O próximo compromisso do Bahia de Dado Cavalcanti é na quinta-feira, contra o Club Desportivo Guabirá, às 19h15, no Estádio Municipal Gilberto Parada, na cidade de Montero, na Bolívia, pela 4ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. Já a equipe de transição, comandada por Cláudio Prates, tem compromisso neste domingo, às 18h, contra o Bahia de Feira, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano. Já o Ceará tem dois compromissos pelo Campeonato Cearense, mas usará um time alternativo, já que na quarta-feira encara o Arsenal de Sarandí, às 19h15, também pela Copa Sul-Americana, na Arena Castelão.

DADOS DO JOGO
CEARÁ 1 (2 X 4) 2 BAHIA
COPA DO NORDESTE (2º JOGO DA FINAL)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Data e Horário: 08/05/2021 (sábado), 16h
Árbitro: Dênis da Silva Serafim (AL)
Assistentes: Esdras Mariano de Lima Albuquerque e Brigida Cirilo Ferreira (ambos de AL)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN), auxiliado por Thayslane de Melo Costa e Cleriston Clay Barreto Rios (ambos de SE)

GOLS: Rodriguinho e Gilberto (Bahia) / Jael (Ceará)

Ceará Richard; Gabriel Dias (Cléber), Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Oliveira (Marlon), Pedro Naressi (Fernando Sobral) e Vina (Jorginho); Medonza, Lima e Felipe Vizeu (Jael). Técnico: Guto Ferreira.

Bahia: Matheus Teixeira; Renan Guedes, Conti, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Matheus Galdezani), Thaciano (Lucas Araújo) e Daniel (Edson); Rodriguinho, Gilberto (Thonny Anderson) e Rossi (Oscar Ruíz).

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário