Bahia enfrenta time com a pior campanha na Copa Sul-Americana

Club Deportivo Guabirá, fundado em 1962, foi campeão boliviano no já distante ano de 1975

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Depois de conquistar o tetracampeonato da Copa do Nordeste derrotando o Ceará em Fortaleza e encaminhar a classificação para buscar o tetracampeonato do Campeonato Baiano vencendo o Bahia de Feira no último final de semana por 1 a 0 em Pituaçu, o Esporte Clube Bahia agora direciona todas as suas atenções para a quarta rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana, enfrentando o Guabirá, na próxima quinta-feira, em partida agendada para 19h15, no Estádio Municipal Gilberto Parada, na cidade de Montero, na Bolívia.

 

O adversário apenas faz números na competição e com zero ponto, ainda que venha vencer todos os seus compromissos, dificilmente obterá a classificação. O time somou três derrotas em sequência, sofreu 12 gols e apenas marcou um e desta forma se torna um adversário perfeito para o Bahia na luta que trava com o Independiente pela única vaga disponível no grupo.

Considerando todos os 32 clubes participantes, o Club Deportivo Guabirá, fundado em 1962, e que até já foi campeão boliviano no já distante ano de 1975, é o pior clube considerando desempenho na Sul-Americana 2021. Apenas 5 clubes ainda não pontuaram na competição. São eles: o Aragua da Venezuela no Grupo H. O time venezuelano também faz uma péssima campanha no Campeonato da Venezuela ocupando o último lugar do Grupo D onde está inserido.

O Palestino que conquistou o Campeonato Chileno em duas oportunidades, 1955 e 1978, além do título da segunda divisão em 1952 e 1977 e também da Copa Chile em 1975, 1977 e 2018, segue zerado na competição. Outro em situação delicada é o Sport Huancayo do Peru. Inserido no Grupo E, os peruanos estão eliminados da competição. O Sociedad Deportiva Aucas do Equador, fundado pela companhia de petróleo Shell, aliás, de onde vem suas cores não ganhou de ninguém, são três jogos e três derrotas. Entanto, entre os times de fraco desempenho, o Guabirá é o pior pelo saldo de 11 gols negativos. Desses 11 gols, cinco foram sofridos na goleada diante do Bahia por 5 a 0 em Pituaçu.

Por outra via, três clubes se destacam na Copa Sul-Americana, entre eles, o Grêmio, que junto ao Melgar do Peru e o Peñarol do Uruguai são os únicos com 100% de aproveitamento. Como curiosidade os Grupos D e H liderados por Melgar e Grêmio, respectivamente, em 12 jogos realizados, todas houve um vencedor, sem registro de qualquer empate.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário