Aguerrido, Atlético supera o Bahia de Feira e é campeão baiano pela 1ª vez

Atlético teve um jogador expulso e ainda assim venceu o Bahia de Feira

Foto - Walmir Cirne/AGIF

Após o empate eletrizante em 2 x 2 no último domingo no Estádio Antônio Carneiro, com duas pinturas e dois gols nos acréscimos, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas se reencontraram neste domingo na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, para a segunda etapa da decisão inédita e histórica do Campeonato Baiano, pela primeira vez em 116 anos decidida entre dois times do interior. Curiosamente, a final reuniu os dois últimos vice-campeões, porém, o Tremendão buscava o bicampeonato, enquanto o Carcará tentava o seu primeiro título e conseguiu de forma heroica, não somente pelo empate no apagar das luzes na ida. Neste domingo, o Atlético foi aguerrido ao vencer o Bahia de Feira de virada pelo placar de 3 a 1 jogando boa parte segundo tempo com um jogador a menos, conquistando merecidamente o título do Campeonato Baiano de 2021, o primeiro da história do clube que tem 51 anos de vida.

 

Assim como no jogo de ida, não faltou emoção na partida de volta. O Bahia de Feira abriu o placar logo aos 14 minutos, com gol contra o zagueiro Iran. Após cobrança de escanteio, a bola bateu nas costas do defensor e morreu no canto. Dez minutos depois, aos 24, Iran foi de vilão a herói. Dionísio cobrou falta na área e o zagueiro cabeceou para empatar a decisão. O gol animou o Atlético de Alagoinhas que passou ameaçar mais o Tremendão e aos 46 minutos, alcançou a virada, com gol de pênalti. Dionísio finalizou e a bola bateu no braço de Wesley dentro da área. O atacante Ronan chamou a responsabilidade, deslocou o goleiro e marcou o seu quinto gol no Baianão assumindo a artilharia com 5 gols.

No segundo tempo, o Atlético seguiu bem postado em campo e o Bahia de Feira sem conseguir criar chances de gol, porém, aos 15 minutos, o VAR entrou em ação e chamou o árbitro para analisar falta do volante Gilmar. O juiz retirou o amarelo e deu o vermelho para o jogador, deixando o Carcará com 10 em campo. Mesmo com um a menos, o Atlético não se abateu e aos 24 minutos marcou o terceiro com gol do volante Dionísio. Nos minutos finais, o Tremendão correu atrás do prejuízo, chegou a marcar aos 45 minutos com Pelé de cabeça, colocando dramaticidade na reta final, mas o Atlético conseguiu segurar o resultado.

O Atlético de Alagoinhas é o quinto time do interior a levantar a taça do Campeonato Baiano. Na década de 60, o Fluminense de Feira conquistou duas vezes o título baiano, ambos em cima do Esporte Clube Bahia, nas edições de 1963 e 1969. Em 2006, foi a vez do Colo Colo de Ilhéus colocar o interior no topo do futebol baiano levantando a taça em cima do Esporte Clube Vitória. Em 2011, o Bahia de Feira superou na decisão o Vitória em pleno Estádio Manoel Barradas.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário