Ceará x Vitória: retrospecto recente é favorável ao Vozão, mas histórico é equilibrado

Em 37 partidas, são 12 triunfos para cada lado e 13 empates

Neste sábado, Ceará e Vitória se reencontram na Arena Castelão, às 16h, em duelo que definirá o primeiro finalista da Copa do Nordeste de 2021. A decisão é em jogo único e se houver empate, a definição será na disputa por pênaltis. O retrospecto recente é muito favorável ao Vozão que, inclusive, se tornou um autêntico carrasco da dupla Ba-Vi nos últimos jogos. Porém, o histórico de confrontos é bastante equilibrado. Em 37 partidas, são 12 triunfos para cada lado e 13 empates. Desde 2018, são cinco vitórias e um empate do Vovô diante do Leão. Na atual temporada, o Vovô venceu por 3 a 1 pela fase de grupos. Os gols foram de Jacaré e Saulo, duas vezes, enquanto Vico descontou para o Leão. Já no último ano, três encontros e duas eliminações do Rubro-Negro.

 

Desde o retorno da Copa do Nordeste, sob a chancela da CBF, quando o Vitória enfrentou o Ceará em partidas decisivas, levou a pior. Em 2013, na primeira edição da Copa do Nordeste sob a chancela da CBF, o Vitória foi eliminado pelo Ceará nas quartas de final. Chegou a vencer na ida por 2 a 0, mas na volta foi goleado por 4 a 1 e acabou sendo eliminado. Naquele ano, o Campinense foi campeão em cima do ASA. Em 2014, quis o destino que Vitória e Ceará se encontrassem novamente nas quartas de final e outra vez o Vovô levou a melhor. Empatou o primeiro jogo por 1 a 1, mas goleou por 5 a 1 na volta. O time cearense chegou à decisão, mas perdeu o título para o Sport.

Em 2015, o Vitória também foi eliminado pelo Ceará, mas desta vez na semifinal e sem ser derrotado, após dois empates (0 x 0 em Fortaleza e 2 x 2 em Salvador), perdendo a vaga pelo critério do gol fora. No ano passado, o Leão também foi eliminado pelo Ceará, nas quartas de final ao perder por 1 a 0 com gol de Vina. O Vozão conquistou o bicampeonato vencendo o Bahia nos dois jogos da final (3 x 1 e 1 x 0) em Pituaçu. Em 2020, o Vitória também enfrentou o Ceará pela 3ª fase da Copa do Brasil e após perder por 1 a 0 no Castelão, chegou a abrir 2 a 0 no Barradão, mas levou a virada e perdeu por 4 a 3.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário