Ceará e Fortaleza vêm dominando o futebol nordestino nos últimos dois anos

Ceará e Fortaleza vêm dominando o futebol nordestino nos últimos dois anos

Clubes nordestinos lideram a Copa do Nordeste de 2021

Ceará e Fortaleza vêm dominando o futebol nordestino nos últimos dois anos
Foto: Aurelio Alves/ O POVO

Somente no sábado, em uma rodada cheia, com todos os sendo realizados às 16h, serão conhecidos os 8 clubes participantes das quartas de final da Copa do Nordeste de 2021. Considerando o momento, Ceará, CRB, Bahia e Sampaio Corrêa estão classificados no Grupo A. Fortaleza, Vitória, Altos e CSA no Grupo B. No entanto, além do CRB, apenas os dois clubes do Ceará de fato estão classificados independente dos resultados de sábado, jogando apenas para buscar o primeiro lugar, sendo que para isto, o Ceará precisa de um simples empate contra o Salgueiro dentro de casa, enquanto o Fortaleza precisa vencer o Confiança no Estádio Baptistão, em Aracaju.

 

Caso obtenham êxito, será a segunda vez em três anos que os dois terminarão juntos na primeira colocação, a última foi em 2019. Além disso, será o quarto ano consecutivo com um time cearense terminando a primeira fase do Nordestão em primeiro lugar do seu grupo.

Vale lembrar que os cearenses são bicampeões da Copa do Nordeste vencendo as temporadas. Em 2019, o Fortaleza de Rogério Ceni conquistou o inédito título derrotando o Botafogo-PB vencendo os dois jogos por 1 a 0. Em 2020, foi a vez do Ceará de Guto Ferreira levantou a taça pela segunda vez vencendo o Esporte Clube Bahia nos dois jogos da final, ambos realizados no Estádio de Pituaçu, em Salvador, por 3 a 1 e 1 a 0.

Além do bom retrospecto na Copa do Nordeste, os cearenses também foram os melhores nordestinos nas duas últimas edições do Campeonato Brasileiro. Em 2019, o Fortaleza terminou na 9ª colocação com 53 pontos, na frente de Bahia (10º com 49) e Ceará (16º com 39). Já na Série A de 2020, o Ceará – depois de escapar em 2019 – foi o grande destaque entre os nordestinos e único que não passou sufoco. Ao contrário, figurou entre os candidatos à vaga na Pré-Libertadores, mas na reta final acabou tropeçando e terminou em 11º com 52 pontos. Os outros nordestinos sofreram para escapar do rebaixamento. Bahia, Sport e Fortaleza terminaram em 14º, 15º e 16º, respectivamente.

 

Deixe seu comentário

Autor(a)

mm

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com