Bahia vai realizar primeira transmissão em Libras do futebol brasileiro

O jogo deste sábado (3), contra o Fortaleza, marcará mais uma ação de inclusão

No jogo deste sábado, contra o Fortaleza, na Arena Castelão, o Esporte Clube Bahia promoverá mais uma ação de inclusão, desta vez, os beneficiados serão as pessoas surdas que se comunicam prioritariamente pela Língua Brasileira de Sinais. No Sócio Digital, o clube informou que vai realizar a primeira transmissão em Libras do futebol brasileiro, nas redes sociais, em paralelo à transmissão do jogo pelo SBT Nordeste e pelo serviço de streaming Nordeste FC. Pelo Facebook, Instagram e Youtube do clube, dois intérpretes de Libras vão comentar os principais lances da partida no Ceará em tempo real, com o apoio do comentarista Paulo Jamelli.

 

“Nosso objetivo é que as pessoas surdas que usam a Língua Brasileira de Sinais possam acessar esse conteúdo pelo celular enquanto assistem ao jogo na TV, ou em algum outro dispositivo, e assim ter uma experiência inédita como torcedoras”, diz o gerente de marketing tricolor Lênin Franco.

“A intenção é que esse projeto possa evoluir e ser replicado por outros times do Brasil até que se torne algo natural e presente na transmissão de cada vez mais campeonatos”, comenta Rafael Pitanguy, VP de Criação da VMLY&R, agência-parceira do Bahia na idealização da ação.

Estima-se que atualmente o país possua 10 milhões de deficientes auditivos. De 70% a 80% deles se comunicam prioritariamente pela Língua Brasileira de Sinais. No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 milhões de pessoas apresentam algum grau de surdez.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário