Bahia e Vitória têm grandes chances de classificação até empatando na Copa do Nordeste

Bahia é o 3º colocado do Grupo A e o Vitória o vice-líder do Grupo B

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

No próximo sábado teremos os jogos de encerramento da fase de grupos da Copa do Nordeste que serão realizados todos às 16h. Até então, três clubes asseguraram vaga para as quartas de final. O Fortaleza ao vencer o Bahia na última rodada, além de Ceará e CRB, que foram beneficiados pelo empate em 0 x 0 entre Botafogo-PB e Confiança que se enfrentam no Estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba, na noite desta segunda-feira, fechando os jogos da sétima rodada. Desta forma considerando o momento, a configuração do Grupo A está encaminhado com Bahia e Sampaio Corrêa se juntando a Ceará e CRB, formando o quarteto que reúne simplesmente três campeões da competição com seis títulos quando somados.

 

No entanto, Bahia e Sampaio Corrêa ainda precisam confirmar a classificação com o tricolor de aço precisando vencer ou até mesmo empatar com o ABC no Estádio Metropolitano de Pituaçu. Porém, se perder, precisará secar Sampaio Corrêa, Treze e/ou Confiança. Já o Sampaio Corrêa, campeão de 2016, ainda precisa vencer o CSA dentro de casa em jogo que pode classificar ou eliminar ambos em caso de empate, mas classifica o vencedor da partida. O jogo acontece no Estádio Castelão, em São Luís, do Maranhão. O time maranhense tem a situação parecida com a do Esquadrão. Precisa vencer, mas se por acaso empatar ou perder, precisará secar os concorrentes fora do G-4. No caso do Bahia, por ter um bom saldo de gols (+6), caso empate com o ABC, já assegura a classificação, afinal, o Treze precisaria golear o Sport, tirando uma diferença de 9 gols de saldo, algo muito improvável. Vale frisar que o 4 de Julho tem um jogo a menos e se vencer pode chegar aos 9 pontos, ficando um ponto atrás de Bahia e Sampaio.

No Grupo B, considerando o AGORA, o Fortaleza está garantido e deve ter a companhia do Esporte Clube Vitória, maior vencedor da competição, além de Altos e CSA, sendo que o ABC com um jogo a menos aparece na quinta posição dependendo apenas de si para avançar para a segunda fase, portanto, o grupo aparece como maior dificuldade para especular a possível lista dos classificados. Ainda assim, confirmando o momento teremos dois campeões da competição que junto já levantaram por seis vezes o caneco de campeão. Vale o destaque para o Altos-PI que mesmo com o pequeno alcance financeiro pode avançar se vencer o duro, mas já classificado CRB dentro do Estádio Rei Pelé, em Maceió. O mesmo acontece com 4 de Julho novato e assumidamente menor, entrou para não fazer feio, segundo palavras do próprio presidente do clube, no entanto, faz bonito e segue aceso e vivo para até a última rodada.

Se o ABC perder para o 4 de Julho na próxima quarta-feira, no Frasqueirão, permanecerá em 5º com 9 pontos, desta forma, o Vitória chegaria na última rodada dependendo de um simples empate para avançar. Caso o ABC vença, chegará aos 12 pontos, retirando o CSA do G-4 e assumindo o 3º lugar empatado com o Vitória. Nesse cenário, a situação do Leão também é tranquila, já que enfrentaria o 4 de Julho já eliminado e mesmo em caso de empate, só perderia a vaga caso Altos vencesse o CRB no Rei Pelé, o CSA derrotasse o Sampaio Corrêa no Castelão, somando ainda a um triunfo do ABC diante do Bahia, combinação muito improvável.

Porém, destaque que precisa ser ressaltado é para a dupla cearense, Fortaleza e Ceará, que conquistaram os títulos nos anos 2020/2019 e assumiram despachadamente o comando do futebol nordestino, e este ano obtiveram as vagas antecipada, e nesse momento como primeiro lugar dos seus respectivos grupos, com uma enorme tranquilidade com apenas uma derrota em 14 jogos.

Ao contrário faz o futebol pernambucano, que revelou o Salgueiro, clube de pouca tradição, como seu melhor representante, conquistando a mesma pontuação do Sport-PE e Santa Cruz quando juntos: oito pontos. O Santa Cruz por exemplo, tido e visto como tradicional, simplesmente acumulou seis derrotas em sete jogos realizados levantando o caneco de pior clube da competição, atrás do Botafogo da Paraíba vice-campeão em 2019 que esteve ano foi o lanterna do Grupo B empatando 5 jogos e sofrendo duas derrotas. O Belo da Paraíba até então foi o único clube que não venceu, assim, como o Ceará que foi o único que não perdeu, aliás, o Vozão está em invicto na primeira fase da Copa do Nordeste há três anos.

JOGOS DA 8ª RODADA DO NORDESTÃO
4 de Julho x Vitória
Bahia x ABC
Ceará x Salgueiro
Santa Cruz x Botafogo-PB
Confiança x Fortaleza
Treze x Sport
Sampaio Corrêa x CSA
CRB x Altos

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário