Dado sobre elenco do Bahia: “Dá para fazer uma equipe competitiva, mas não é a ideal”

"Todos sabem disso. Nós tivemos perdas significativas", disse o treinador.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O técnico Dado Cavalcanti segue no comando do time principal do Esporte Clube Bahia e a estreia na temporada 2021 será neste sábado, contra o Botafogo-PB, às 18h15, no Estádio de Pituaçu, pela 2ª rodada da competição. Por uma questão de logística e controle de Covid, o treinador informou que não será utilizado jogadores do grupo de transição diante do Belo, com exceção do goleiro Matheus Teixeira, que atuou dois jogos pela equipe sub-23, e retorna ao elenco principal. Questionado sobre o atual elenco do Bahia, Dado acredita que dá para fazer um time competitivo, mas segundo ele, ainda não é ideal diante das perdas de algubs atletas que não tiveram seus contratos renovados.

 

“Dá para fazer uma equipe competitiva, mas não é a ideal. Todos sabem disso. Nós tivemos perdas significativas. De início, já perdemos três titulares. Mas a confiança que temos nos jogadores é grande. Nós vamos colocá-los em campo. Já tiveram participações efetivas, fizeram grandes jogos pelo Bahia. Mas também tenho a consciência, e todos aqui internamente sabem disso, que não é o ideal. Que estamos buscando fortalecer o nosso grupo, até em quantidade mesmo, porque tenho poucos jogadores à disposição. Não é minha intenção enfraquecer a equipe de transição no momento. Vai ter a oportunidade em que nós vamos absorver alguns jogadores, porque já estão demonstrando seu potencial, qualidade. Isso faz parte do processo. O momento vai ser um pouquinho mais difícil, mas eu confio muito no que temos hoje à disposição para fazer uma equipe competitiva para estrear na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil”, disse.

Dado lamentou o tempo curto de descanso entre o término da Série A e o início da Copa do Nordeste. “É uma pena, porque não temos o tempo de descanso necessário, que provocasse uma adaptação fisiológica aos atletas de recuperação de uma competição. Tampouco tivemos a preparação para iniciar uma nova temporada do jeito que queríamos. Então nossa estratégia é de, na condição de pouco tempo de intervalo e descanso, e preparação, dar sequência no trabalho que vinha sendo desenvolvido. E fazer as avaliações o mais individual possível. Fazer o entendimento dos jogadores individualmente, daqueles que precisam mais, tanto de repouso quanto de treinamento. Deixar bem claro isso, porque alguns atletas precisam descansar e outros precisam treinar. E a gente vai ter este entendimento junto com a preparação física, departamento de fisiologia, nosso departamento médico… Para entender o melhor momento de tirar jogador de jogo, descansar um pouco mais; de tirar jogador de jogo para treinar um pouco mais. E essas adaptações serão mais do âmbito individual, já que nós não conseguimos fazer isso coletivamente com todos os atletas.”

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário