Último triunfo do Bahia por 4 gols na Série A havia sido contra o Vitória

Bahia não vencia na Série A marcando quatro gols desde 2018

Foto: Divulgação/CBF

O Esporte Clube Bahia superou na noite deste sábado todas as expectativas positivas, inclusive deixando boquiaberto até mesmo os mais ferrenhos torcedores, quando na hora certa e no momento exato, derrotou o Fortaleza dentro da Arena Castelão para o além de expressivo placar de 4 x 0 amenizando consideravelmente as chances de queda para a segunda divisão, para alegria e alívio do torcedor tricolor que diante da possibilidade, está aflito, já que um retrocesso deste tamanho seria um passo atrás no processo de recuperação do clube ainda em andamento. Esse foi o 11º jogo que o Bahia começou a partida vencendo, e em 11 oportunidades, terminou com o triunfo em 9 jogos. Nos outros dois duelos, acabou levando o empate.

 

Esse 4 x 0 diante do Fortaleza foi o triunfo mais expressivo do Bahia na Série A de 2020, o único marcando quatro gols. Antes havia vencido Atlético-MG por 3 a 1 e Vasco por 3 a 0. Essa também foi a pior derrota do Fortaleza, que havia perdido de 3 a 0 para o Palmeiras, e 4 a 2 para o Internacional. Além disso, o Leão do Pici não sofria uma goleada de quatro gols desde a Série A de 2006, quando perdeu para o Corinthians, no Castelão.

O curioso foi o espantoso placar de goleada, algo que não acontecia desde 2018 considerando os jogos do Bahia pela Série A. No dia 22 de julho daquele ano, o Bahia venceu o Vitória pelo placar de 4 x 1 em partida realizada na Arena Fonte Nova, em jogo valido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Zé Rafael, hoje no Palmeiras, Vinícius, hoje destaque do Ceará, o zagueiro Tiago, também no Ceará, e o atacante Gilberto, ainda artilheiro do Bahia, marcaram os gols da partida. Lucas descontou para o Vitória.

Naquela ocasião, o Bahia era comandado pelo técnico Enderson Moreira, hoje comandando o Fortaleza. Quem comandava o Leão naquele Ba-Vi era Vagner Mancini, que atualmente está no Corinthians e neste domingo pode ajudar a sacramentar a permanência do Esquadrão se o Timão vencer ou empatar com o Vasco. Ao final do Brasileiro de 2018, o Bahia encerrou a competição no 11º lugar com 48 pontos, enquanto o Vitória foi rebaixado terminando na 19ª colocação com 37 pontos.

Um ano antes do triunfo de 4×1 no Ba-Vi, o Bahia aplicou 6 a 2 no Athletico-PR, na estreia da Série A de 2017, marcando com Tiago, Zé Rafael, Régis (2x), Edigar Junio e Edson. Puxando na memória, podemos lembrar de outro 4 a 0 do Bahia na Série A, porém, no já distante ano de 2012, contra o Vasco da Gama, em pleno São Januário. Souza “Caveirão” e Jones Carioca (dois cada) marcaram os gols da partida.

Relembre o 4 a 1 do Bahia no Ba-Vi de 2018:

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário