Dois jogos mobilizam a torcida do Bahia nesta quarta pela Série A

Vasco, Fortaleza e Sport-PE jogam nesta quarta-feira com Bahia de olho

A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A terá continuidade nesta quarta-feira com dois jogos praticamente no mesmo horário que podem interferir na classificação do Esporte Clube Bahia direta e indiretamente. Na atual rodada, o tricolor de aço já jogou e como de hábito fracassou novamente mesmo atuando na Arena Fonte Nova. Empatou em 3 x 3 com o Goiás e ficou à mercê do Vasco da Gama que decidirá hoje à noite se o time volta ou não para a zona de rebaixamento num momento crucial onde faltam apenas três jogos sendo dois deles foram de casa, onde o Esquadrão é um fracassado do primeiro ao quinto.

 

Fora de casa, o time acumulou DEZ derrotas, cinco empate e dois triunfos, exatamente contra o já rebaixado Botafogo e contra o Coritiba que pode ser rebaixado já no sábado caso não derrote o Santos na Vila Belmiro. Portanto, a situação do Bahia é caótica, logo precisará de fracassos de terceiros para encontrar o caminho da salvação e exorcizar a reestreia na Série B de onde saiu em 2016, após cair em 2014. Entretanto, as expectativas considerando o momento atual são as piores possíveis já que o time faz o estilo apático, morto e mal acabado.

Dois jogos mobilizam o torcedor do Bahia nesta quarta-feira. O primeiro acontece às 19h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, com o Internacional enfrentando o Sport-PE em um duelo onde um briga pela conquista do título depois de 42 anos e o outro tenta se agarrar na Série A após desembarcar ainda no ano passado. No papel, considerando as circunstâncias e a qualidade dos times e, sobretudo, suas pretensões de cada qual nesta noite, o jogo se desenha para o triunfo simples do time colorado. Se a lógica for confirmada, mantém o time pernambucano estagnado com 38 pontos e ainda na alça de mira do Bahia com 37 pontos.

Na sequência, o Bahia terá pela frente Atlético Mineiro no Estádio do Mineirão, enquanto, os pernambucanos na Ilha do Retiro em Recife, se encontra com o Red Bull Bragantino. Vale lembrar que nessa briga de nordestinos, o Bahia foi derrotado ao estilo lasquinê pelo Sport-PE na atual edição do brasileiro, ou seja, tomou pau lá e cá, e agora essa meia dúzia de pontos faz uma enorme falta e diferença na luta pela sobrevivência.

Outro jogo importantíssimo será na Arena Castelão com o Fortaleza enfrentando o Vasco, sendo que, dependendo do resultado, o Bahia pode ser novamente empurrado para para a zona de rebaixamento. Para isto acontecer, basta que partida finalize empatada, ou com uma vitória do Vasco. Jogo difícil de escolher o melhor resultado observando pela perspectiva do Bahia. Vitória do Fortaleza mantém o Bahia fora do Z4, por outro lado, o tricolor do Ceará abre quatro do time baiano. Vitória do Vasco, o Bahia entra no Z4 e fica a três pontos do Vasco e dois pontos do Fortaleza.

Vale frisar que após a conclusão desses jogos, ficará restando três rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, com quatro equipes (Sport, Fortaleza, Bahia e Vasco) brigando por três vagas, ou seja, um deles será removido da elite e lançado à Série B na edição 2021, sendo que o Bahia tem dois jogos fora de casa (Atlético-MG e Fortaleza) e um em casa na última rodada contra o Santos. O Fortaleza também joga duas fora, porém, enfrentará o Palmeiras (sem pretensões na competição e utilizando um time de garotos) e na última rodada o Fluminense no Maracanã. Nesse intervalo, encara o Bahia.

Vasco e Sport jogam duas em casa e uma fora nas últimas três rodadas, mas o Cruzmaltino tem tem dois jogos duros seguidos: Internacional em São Januário e Corinthians em Itaquera. Na última rodada, enfrenta o Goiás que possivelmente já esteja rebaixado. Já o Leão Pernambucano, jogará na Ilha do Retiro contra Bragantino e Atlético-MG, e na última rodada visita o Athletico-PR.

Confira as chances de rebaixamento

Infobola (Tristão Garcia):

14ª – Sport: 9%
15º – Fortaleza: 16%
16º – Bahia: 51%
17º – Vasco: 33%
18º – Goiás: 92%
19º – Coritiba: 99%
20º – Botafogo – Rebaixado

Departamento de Matemática da UFMG

14ª – Sport: 11.3%
15º – Fortaleza: 14.8%
16º – Bahia: 49.3%
17º – Vasco: 33.5%
18º – Goiás: 91.2%
19º – Coritiba: 99,8%
20º – Botafogo – Rebaixado

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário