Palmeiras e Santos decidem título da Libertadores 2020 neste sábado

Ambos os times chegam pela quinta vez na final do torneio

Conmebol/Divulgação

Neste sábado (30), todos os olhares estarão voltados para a decisão histórica entre Palmeiras e Santos, que se enfrentam às 17h, no Estádio do Maracanã, pela grande final da Copa Libertadores. Ambos os times chegam pela quinta vez na final do torneio, porém, o Verdão – que foi campeão em 1999 – busca o seu segundo título (poderia ter emplacado outro seguido em 2000, mas perdeu o título para o Boca Juniors. Já o Peixe, das quatro finais que já disputou, venceu três, portanto, tentará o tetracampeonato. Antes, foi campeão em 1962 e 1963, com Pelé, e pela última vez em 2011 com Neymar e companhia. Será a terceira vez que a Libertadores terá uma final disputada entre brasileiros.

 

A primeira final entre clubes de um mesmo país, e do Brasil, foi em 2005, quando São Paulo e Athletico-PR se enfrentaram. O Tricolor Paulista levou a melhor. Depois do empate por um gol no duelo de ida, realizado no Beira-Rio (uma vez que a Conmebol não liberou o jogo na antiga Arena da Baixada, pré-reforma para o Mundial de 2014, por dizer que a capacidade máxima do estádio era insuficiente), o São Paulo goleou por 4 a 0 no Morumbi.

No ano seguinte, o Tricolor Paulista voltou à decisão e pegou o Internacional pela sua frente. Só que desta vez quem levou a melhor foi o time gaúcho, que venceu por 2 a 1 no Morumbi antes de garantir a taça após o empate por 2 a 2 no Beira Rio.

A Taça Libertadores da América é a principal competição de futebol entre clubes profissionais da América do Sul, organizada pela CONMEBOL desde 1960. O Independiente é o recordista de títulos na competição, com 7 conquistas. A Argentina é o país com o maior número de conquistas, com 25 títulos, enquanto que o Brasil é o país com a maior diversidade de times vencedores, com um total de 10 clubes diferentes que ergueram a taça, sendo eles: Flamengo, Vasco, Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro, Santos, Grêmio e São Paulo. O atual campeão é o Flamengo, que derrotou o River Plate na decisão de 2019, por 2 a 1, de virada, conquistando sua segunda taça.

FICHA TÉCNICA
Palmeiras x Santos
Copa Libertadores da América (Final)
Data: 30/01/2021
Horário: 17h
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Transmissão: SBT e Fox Sports

PALMEIRAS
Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony (Willian) e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira.

SANTOS
John, Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga (Sandry). Técnico: Cuca.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário