O Esporte Clube Bahia chega na reta final do Campeonato Brasileiro em situação delicada e preocupante. Praticando um futebol apático e sem apresentar qualquer reação, o time retornou para a zona de rebaixamento na última rodada após ser derrotado pelo Sport-PE, um concorrente direto, ou seja, além de não pontuar, permitiu que o adversário abrisse 3 pontos. O Esquadão é o 17º colocado, com 32 pontos, três pontos abaixo de Sport e Fortaleza, e quatro pontos abaixo do Vasco que ontem empatou com o time reserva do Palmeiras.
O próximo compromisso do Bahia é nesta quinta-feira diante do Corinthians, às 19h, na Arena Fonte Nova, pela atrasada 30ª rodada do Brasileirão. Apenas os 3 pontos podem tirar o Esquadrão da zona de rebaixamento, porém, para alcançar o triunfo, precisa melhorar o desempenho, segundo pior nos últimos 10 jogos, entre os 20 clubes da Série A.
O Tricolor somou apenas quatro pontos (empate com o Atlético-GO e triunfo sobre o Athletico-PR) dos últimos 30 disputados, e de acordo com o Departamento de Estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Bahia tem a segunda pior campanha dos últimos dez jogos da Série A, ficando na frente apenas do lanterna Botafogo, que somou três pontos. Nos últimos dez jogos, o Bahia venceu uma partida, empatou outra e perdeu oito – 14,8% de aproveitamento. O time marcou oito gols e sofreu 19.