Fluminense de Feira celebra 80 anos de fundação nesta sexta

Fluminense de Feira celebra 80 anos de fundação nesta sexta

Flu de Feira conquistou dois títulos estaduais e outros cinco vice-campeonatos

Fluminense de Feira celebra 80 anos de fundação nesta sexta

Fundado no dia 1º de janeiro de 1941, por um grupo de jovens feirenses, que eram torcedores do Fluminense do Rio de Janeiro, o Fluminense de Feira de Santana completa nesta sexta-feira 80 anos de vida. A paixão dos torcedores era tanta que as cores eram similares as do homônimo carioca. O seu primeiro presidente foi Wilson da Costa Falcão e a diretoria era composta por nomes como Osvaldo Coelho Torres (vice-presidente); Laudelino Lacerda Pedreira, Otto Emanuel de Carvalho (secretários); Ariston Carvalho (diretor-técnico); Simonidas Carneiro (assistente); Fernando Garcia (diretor de sede); Colbert Martins (orador); Adroaldo Dórea, Alberto Oliveira e Valter Mendonça (médicos) e Humberto Luiz Portela e João da Costa Falcão (advogados).

 

A primeira escalação, ainda como amadores, era formada por Newton (goleiro), Chico (lateral-direito), Zé Barros (zagueiro central), Brasilton (volante), Bianchi (volante), Tuta (lateral-esquerdo), Nogueira (ponta-direita), Heitor (meia-direita), Pamponet (centroavante), Tó (meia-esquerda) e Carlito (ponta-esquerda). Newton ainda se tornou prefeito da cidade em 1970.

A equipe se filiou à Liga Feirense em 1944 e, após três anos de filiação, o Touro do Sertão, como é conhecido o clube, conquistou o primeiro de quatro títulos amadores. As outras conquistas vieram em 1949, 1950 e 1953. Em 1953 o troféu de tricampeão foi recebido, já que o campeonato não foi disputado em 1951 e 1952.

Em 1954 aconteceu o primeiro grande passo na história do clube. Convidado pela Federação Baiana de Futebol, o Fluminense de Feira se tornou profissional e em 6 de junho do mesmo ano empatou com o Vitória no estádio da Fonte Nova por 1 a 1 em sua estreia. O gol da equipe foi marcado por Alfredo.

Durantes 13 anos, o Flu foi o único time do interior a participar da primeira divisão do Campeonato Baiano. Nesse período conquistou o vice-campeonato em 1956, perdendo a final para o Bahia, mas sete anos depois o título finalmente veio em cima do Tricolor baiano. A partir de 1967, outros clubes do interior, juntaram-se ao Fluminense e aos grandes da capital para disputar a primeira divisão. O Touro do Sertão dois mais tarde, em 1969, o time conquistou de forma brilhante o título estadual, de maneira antecipada e com direito a criação do slogan “Durmo líder e acordo líder”.

É o time também no interior baiano com maior participação em competições nacionais tendo inclusive disputado o Campeonato Brasileiro em todas as suas divisões (A, B, C e D), além de ter conquistado dois títulos estaduais e outros cinco vice-campeonatos.

Parabéns, Fluminense de Feira!!!

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com