A 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B só foi finalizada nesta quinta-feira com o triunfo do Náutico em cima do Grêmio Brasil de Pelotas pelo placar de 1 x 0 em jogo realizado no Estádio dos Aflitos, na capital pernambucana. Ainda com resultado positivo, o Timbu não se move dentro do Z-4 e segue na décima oitava posição agora com 27 pontos. O triunfo do Náutico acabou sendo benéfico para o Esporte Clube Vitória que não perdeu a décima quarta posição para o Brasil de Pelotas.
Encerrada uma rodada, imediatamente se inicia nesta sexta-feira a 28ª com a realização de quatro jogos, terá sequência no sábado com outros quatro e com dois jogos será concluída no domingo. A rodada que será iniciada hoje será marcada por brigas na parte alta e baixa da tabela de pontuação. Lá em cima, o Cuiabá buscando defender a quarta posição precisa vencer Figueirense em Florianópolis para confirmar a posição. Se vacilar, pode perder a vaga para o Juventude, que encara o Confiança em Aracaju, e também para CSA, que no Estádio Rei Pelé em Maceió enfrenta o Oeste. Chapecoense, América-MG e Sampaio Corrêa, primeiro, segundo e terceiro lugares não terão suas posições alteradas independente dos seus resultados na rodada.
Na luta para escapar do rebaixamento será entre o Figueirense e o Paraná Clube. Separados por apenas um pontos eles enfrentam Cuiabá e América-MG, respectivamente. Um triunfo simples ou até empate pode proporcionar a saída dos catarinenses do Z4, empurrando o Paraná Clube – que liderou a competição por quatro rodadas – para a zona de rebaixamento pela primeira vez. Ao Paraná só resta vencer o América no Estádio Independência para não correr qualquer risco.
Destaque dos jogos desta sexta-feira acontece no Estádio Manoel Barradas Carneiro no duelo envolvendo Vitória e Cruzeiro que se enfrentam às 21h30, em jogo daqueles considerado de seis pontos. Curiosamente apesar da ausência de equivalência de força e história, o Vitória parece como favorito para vencer a partida pelo bom momento que atravessa mesmo não triunfando nos dois últimos jogos. Porém, time tem feito boas partidas notadamente nas últimas sete rodadas e se manter a pegada pode ter lá as dificuldades, porém, as chances da conquista dos três pontos é real especialmente se não repetir os vacilos vistos dos jogos contra o Confiança e Cuiabá. Pesa contra ao Vitória a boa performance do time mineiro atuando fora de casa, onde conquistou a maioria dos 35 pontos que lhe conduziu para a décima primeira posição.
Obtendo o êxito, no seu melhor cenário, o Vitória pode encerrar a rodada na décima segunda posição, inclusive superando o próprio Cruzeiro. A grande novidade do Leão hoje à noite é estreia do técnico Mazola Júnior que assume o posto deixado por Eduardo Barroca que optou em deixar o clube para comandar o Botafogo no Campeonato Brasileiro da Série A.
Para enfrentar o Cruzeiro, o novo técnico rubro-negro conta com o retorno do zagueiro Wallace, que se recuperou de um trauma no pé, e o atacante Léo Ceará, que cumpriu suspensão no empate em 3 a 3 com o Cuiabá. Por outro lado, o lateral-direito Léo Morais levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão. A única dúvida para o jogo é o goleiro Ronaldo, que até foi relacionado, mas será reavaliados minutos antes do jogo para saber se terá condições de atuar. Sendo assim, o Vitória deve entrar em campo com: César (Ronaldo); Van, Wallace, Maurício Ramos e Rafael Carioca; Guilherme Rend, Matheus Frizzo e Lucas Cândido; Thiago Lopes, Vico e Léo Ceará.
JOGOS DA 28ª RODADA DA SÉRIE B
SEXTA, 11/12
16h00 – Operário x Sampaio Corrêa
19h15 – CSA x Oeste
19h15 – Ponte Preta x Avaí
21h30 – Vitória x Cruzeiro
SÁBADO, 12/12
16h00 – Figueirense x Cuiabá
18h30 – América-MG x Paraná
19h00 – Confiança x Juventude
21h00 – Chapecoense x CRB
DOMINGO, 13/12
18h15 – Botafogo-SP x Náutico
20h30 – Brasil-RS x Guarani