Em busca da reabilitação, Bahia inicia sequência de pedreiras na Série A

Bahia não venceu nenhum dos quatro times citados no primeiro turno

Após um início ruim sob o comando do técnico Mano Menezes, o Esporte Clube Bahia chegou a esboçar uma recuperação, vencendo quatro jogos seguidos, porém, nos últimos cinco jogos, venceu apenas um (Unión Santa Fé, pela Sul-Americana), empatou um (também contra o Unión) e sofreu quatro derrotas (Bragantino, São Paulo, Ceará e Defensa y Justicia). Com a queda de rendimento, o Esquadrão não somente fica em situação complicada na Copa Sul-Americana, como também corre o risco de voltar a se aproximar da zona de rebaixamento, especialmente diante da sequência DURÍSSIMA que tem pela frente no Campeonato Brasileiro, enfrentando quatro times da parte alta da tabela e sempre tratados como candidatos ao título. Palmeiras (fora), Flamengo (fora), Internacional (casa) e Grêmio (fora).

 

No primeiro turno, o Bahia não venceu nenhuma das quatro equipes citadas. Além disso, todos vivem momentos distintos. O Palmeiras, que vinha capengando com Luxemburgo, agora atravessa grande fase com Abel Ferreira e busca retornar ao G-6. O Grêmio, que chegou a figurar próximo do Z4, vem embalado e já ocupa o 4º lugar. O Flamengo, que enfrentou o Bahia com Domènec Torrent, ainda tenta engrenar com Rogério Ceni, mas é o terceiro colocado e ainda sonha com o título. Já o Internacional, que antes era comandado por Coudet, é o único dos quatro que vem em queda. Chegou a liderar algumas rodadas, mas perdeu o gás e deixou até o G-4.

O Esporte Clube Bahia inicialmente encarou o Palmeiras, na ocasião o jogo aconteceu pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, e no sufoco arrancou um empate em 1 a 1 com gol anotado aos 49 minutos pelo atacante Marco Antônio, enquanto Zé Rafael que estará ausente da partida deste sábado abriu o placar para os paulistas, na época ainda comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Com aquele empate, Bahia contabilizava oito pontos na tabela de classificação e passou a ocupar a sétima colocação. Já o Palmeiras chegava aos nove, uma posição acima, na sexta colocação.

Quase sem tempo e já na sequência, o Tricolor experimentou até aquela data a sua pior derrota na competição ao cair no Estádio de Pituaçu pelo incomum placar de 5 x 3 diante do Flamengo, descendo para a décima segunda posição na 7ª rodada. Quem também caiu após a acachapante derrota foi o técnico Roger Machado, que já vinha num processo de desgaste pela perda da Copa do Nordeste dentro de casa. Com a demissão, o auxiliar Cláudio Prates assumiu o cargo de forma interina, até contratação de Mano Menezes.

E foi ainda comandado pelo interino Cláudio Prates que o Bahia empatou em 2 x 2 com o até então líder Internacional, no Beira-Rio, em jogo válido pela oitava rodada, e novamente o Esquadrão arrancou o empate aos 51 minutos do segundo tempo, com Clayson batendo e convertendo penalidade. Com o ponto somado, o Tricolor subia um degrau na tabela de pontuação, ocupando a décima primeira posição com 9 pontos.

No andamento da competição, o Bahia enfrentou o Grêmio, já com Mano Menezes contratado e anunciado no dia anterior, porém, apenas assistiu das arquibancadas a derrota tricolor pelo placar de 2 x 0 para os gaúchos que não vencia há seis jogos. Alisson e Darlan foram os autores dos gols da partida realizada em Pituaçu empurrando o Esquadrão para a décima quarta posição.

Depois disso, o tricolor ainda emplacou uma sequência maldita de três derrotas, uma atrás da outra, perdendo para o Corinthians pelo placar de 3 a 2 na Arena de Itaquera, para o Athletico-PR por 1 a 0 na Arena da Baixada, e 2 a 1 para o Sport-PE em Pituaçu, respectivamente, vindo a vencer apenas na 14ª rodada quando derrotou o Vasco da Gama pelo placar de 3 x 0 em Pituaçu.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário