Bahia revê algoz Ceará para tentar encerrar jejum e voltar a vencer na Série A

Bahia não vence o Ceará desde 2018 e vem de 3 derrotas seguidas

Vindo de classificação na Copa Sul-Americana, onde eliminou o Unión Santa Fé, pelas oitavas de final, e avançou para enfrentar outro argentino, o Defensa y Justicia, se tornando o único brasileiro vivo no torneio, o Esporte Clube Bahia vira novamente a chave e agora foca totalmente no Campeonato Brasileiro, onde vem de duas derrotas pesadas (4 x 0 para o Bragantino no Estádio Nabizão e 3 x 1 para o São Paulo na Fonte Nova). Para se recuperar e subir novamente na tabela de classificação, o Esporte Clube Bahia precisará encerrar um jejum incômodo diante do Ceará, que se tornou um algoz, principalmente esse ano. Nos quatro encontros, perdeu três e empatou um.

 

O primeiro jogo entre Bahia e Ceará terminou empatado em 2 a 2, pela primeira fase da Copa do Nordeste. Os times voltaram a se encontrar na final, com o Vozão vencendo os dois jogos, ambos em Pituaçu, por 3 a 1 e 1 a 0, conquistando o bicampeonato do Nordeste e outra vez em cima do Bahia, assim como aconteceu em 2015. Mesmo com a perda do Nordestão, o técnico Roger Machado, que já havia sido eliminado na Copa do Brasil na primeira fase para o River-PI, foi bancado no comando. Dias depois, o Tricolor encarou novamente o Ceará, agora pela 5ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o time baiano estava invicto e os cearenses ainda sem vencer e inseridos na zona de rebaixamento. Moral da história: nova derrota do Bahia, agora por 2 a 0.

O cenário agora é um pouco diferente. O Bahia mudou de treinador: Saiu Roger e entrou Mano. As duas equipes estão próximas na tabela de classificação e quem vencer terminará a rodada numa posição satisfatória, entre 9º ou 10º. Apesar das duas derrotas pela Série A, o Esquadrão chegou a vencer três jogos seguidos e vale frisar que enfrentou o São Paulo na rodada passada com um time misto, quase reserva, por conta dos desfalques e poupando alguns titulares. O primeiro duelo contra o Defensa y Justicia é na próxima semana, mas o técnico Mano Menezes deve mandar a campo força máxima contra o Ceará, afinal, o duelo pela retrospecto tem status de decisão.

O Bahia ocupa a 13ª colocação com 28 pontos e se vencer o Ceará, pode alcançar até o 9º lugar, superando além do próprio Ceará, Fortaleza, Corinthians e Athletico-PR, sendo que apenas o time paranaense ainda entra em campo na rodada – os demais já jogaram. Além disso, os 3 pontos são importantíssimos especialmente para se distanciar da zona de rebaixamento. A distância do Esquadrão para o Z-4 é de quatro pontos, em relação ao Vasco, primeiro integrante e tendo um jogo a menos.

A novidade é o retorno do técnico Mano Menezes, que ficou de fora dos últimos jogos por conta da Covid-19. O atacante Élber e o zagueiro Anderson Martins, que não treinaram nesta sexta, têm presença incerta na partida. Já o zagueiro Lucas Fonseca, que segue se recuperando de uma lesão muscular, trabalhou entre a fisioterapia e a academia, e segue vetado. O lateral-esquerdo Matheus Bahia, recuperado da entorse no tornozelo, treinou normalmente e não é problema. João Pedro, em fase de transição, fez mais uma atividade especial no campo 2. O meia colombiano Juan Pablo Ramírez foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estreia, mesmo caso do atacante Gabriel Novaes.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário