O Esporte Clube Bahia segue se portando como um FRANCO e FORTÍSSIMO candidato ao rebaixamento na edição 2020 do Campeonato Brasileiro e, sinceramente, pelo futebol que vem apresentando, é muito difícil acreditar que irá evitar a queda para Série B. Neste domingo (27), o Esquadrão estreando o técnico Dado Cavalcanti que foi efetivado no lugar de Mano Menezes, deu novo vexame, agora perdendo para o Internacional, pelo placar de 2 a 1, na Arena Fonte Nova, pela 27ª rodada. Com isso, o Esquadrão se despede do melancólico ano de 2020 com uma sequência de oito jogos sem vencer, sendo SEIS derrotas consecutivas, dono da pior defesa do Brasileirão, com 48 gols sofridos. Os gols do time gaúcho foram marcados por Rodrigo Dourado e Thiago Galhardo (pênalti). Índio Ramírez descontou para o tricolor com um belo gol.
Com o novo revés, o Bahia permanece com 28 pontos, ocupando a 16ª colocação, porém, pode entrar na zona de rebaixamento hoje à noite caso o Vasco vença ou até mesmo empate com o Athletico-PR na Arena da Baixada. Vale lembrar que o Cruz-Maltino, fora o jogo deste domingo pela 27ª rodada, tem uma partida a menos, contra o Palmeiras, pela 1ª rodada, que foi adiada. Portanto, se não quiser virar o ano dentro do Z-4, será preciso secar para que o time carioca perca o seu jogo.
Bahia e Inter fizeram um primeiro tempo equilibrado, com chances para os dois lados. Com Gregore jogando mais avançado, quase como um ponta, algo até curioso, o Tricolor teve sua melhor chance no pé de Rossi, que foi acionado por Ramírez nas costas da zaga e parou no goleiro Danilo Fernandes. Gilberto e Alesson também tiveram chance de marcar. Já o Colorado teve mais posse de bola (58%) e quando chego, parou em Douglas – isso até o gol, marcado aos 45 minutos com o volante Rodrigo Dourado, de cabeça, após cobrança de escanteio de Uendel.
O Esquadrão voltou para o segundo tempo pensando em reação, porém, aos 2 minutos, Edenílson cruzou e Gregore colocou o braço na bola dentro da área. Pênalti marcado, e convertido pelo atacante Thiago Galhardo, complicando ainda mais a vida do Bahia. Aos 26, o meia Juan Ramírez recebeu na entrada da área, passou por quatro defensores e marcou um belo gol, esboçando uma reação do Tricolor. Se na frente, o time baiano encontrava dificuldades para criar, atrás tomava sufoco atrás de sufoco, e só não levou o terceiro e o quarto graças ao goleiro Douglas que fez defesas providenciais.
Agora o Esporte Clube Bahia só volta a campo em janeiro, no dia 6, uma quarta-feira, contra o Grêmio de Renato Gaúcho, às 20h30, em Porto Alegre. O Esquadrão terá dois jogos em sequência fora de casa. Depois do time gaúcho, encara o Atlético-GO, no dia 10, às 18h15, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 2 INTERNACIONAL
Campeonato Brasileiro – 27ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, no Salvador
Data e Horário: 27/12/2020 (Domingo), 16h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR).
GOLS: Rodrigo Dourado e Thiago Galhardo (Internacional) / Juan Ramírez (Bahia)
BAHIA
Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo (Marco Antônio) e Juan Ramírez (Fessin), Rossi (Clayson), Alesson (Gabriel Novaes) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.
INTER
Danilo Fernandes; Rodinei, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado (Rodrigo Lindoso); Caio Vidal (Yuri Alberto), Edenilson, Bruno Praxedes (Nonato) e Patrick; Thiago Galhardo (Abel Hernández). Técnico: Abel Braga.