Conmebol anuncia novo formato e Sul-Americana terá fase de grupos em 2021

Assim como a Libertadores, a Sul-Americana será dividida em três grandes fases

Nesta sexta-feira, a Conmebol anunciou a mudança no formato da Copa Sul-Americana, que a partir de 2021 terá fase de grupos com duas equipes de cada país e uma fase preliminar para definir os times que avançam. Serão três etapas para a competição: as preliminares, fase de grupos e etapa final, que é composta pelas oitavas e quartas de final, semifinal e final. A primeira etapa começa no dia 17 de março com os jogos de ida e as partidas da volta estão previstas para 7 de abril, ao todo serão 32 partidas. Todos os jogos dessa etapa acontecerão nos respectivos países e o mando de campo será definido por sorteio.

 

Assim como a Libertadores, a Sul-Americana será dividida em três grandes fases: a fase preliminar eliminatória, que definirá os últimos classificados; a fase de grupos; e a fase final, que vai das oitavas até a grande decisão. A fase preliminar terá jogos de ida e voltas entre times do mesmo país – exceto Brasil e Argentina. Os confrontos da fase preliminar serão sorteados entre os quatro representantes de cada país, conforme modelo abaixo:

A fase de grupos, desta forma, terá os 16 times que avançarão da fase preliminar (dois de cada país), além de seis representantes do Brasil e seis da Argentina, que terão vagas diretas. Os outros quatro times serão os eliminados da última fase preliminar da Copa Libertadores (pré-Libertadores). As equipes que caírem na fase de grupos da Libertadores entrarão direto nas oitavas de final, ficando com metade das vagas. As outras oito vagas serão dos primeiros colocados de cada grupo da Sul-Americana.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário