Na estreia de Mano, Bahia enfrenta o Atlético-GO precisando vencer para se afastar do Z-4

Mano Menezes estreia no Esporte Clube Bahia neste domingo

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

A 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A foi inaugurada neste sábado, com a realização de dois jogos, um deles mudando a posição do Esporte Clube Bahia. O Athletico-PR venceu o Coritiba, pelo placar de 1 a 0, na Arena da Baixada. Este resultado tirou o Furacão da zona de rebaixamento e colocou o Esporte Clube Bahia na porta do Z-4, ocupando o 16º lugar com 9 pontos. Tudo bem que o Esquadrão tem um ou dois jogos a menos em relação a alguns clubes, no entanto, é preciso ligar o sinal de alerta, afinal, o time tricolor não vence há seis jogos e tem neste momento a pior defesa da competição. Fora isso, o elenco perdeu algumas peças e a diretoria não contratou nenhum reforço para o Brasileirão, e provavelmente só irá se mexer no mercado após uma avaliação do novo treinador.

 

Apesar dos questionamentos e cobranças da torcida após a perda da Copa do Nordeste, o Esporte Clube Bahia começou bem o Campeonato Brasileiro, com dois triunfos, contra Coritiba (1×0) e Red Bull Bragantino (2×1). Depois fez uma boa partida e só não venceu o São Paulo no Morumbi por displicência do time, que perdeu muitas chances e acabou sofrendo o empate (1×1). Na sequência, veio o carrasco Ceará, que venceu por 2 a 0 e aumentou a pressão em cima do técnico Roger Machado. Um dos questionamentos era a manutenção de jogadores que não estavam jogando bem, devido a tal “Hierarquia”. Após a derrota para o Ceará, o time empatou com o Palmeiras (1×1) e em seguida veio a goleada sofrida para o Flamengo (5×3), que culminou com a comemorada demissão de Roger Machado. Contra o Inter (2×2) e Grêmio (0x2), a equipe foi comandada por Cláudio Prates, que até foi ousado para mexer no time, fazendo alterações necessárias.

Contratado para resolver os problemas que já vinham desde 2019, mas que só derrubaram Roger Machado este ano, Mano Menezes chega ao Esporte Clube Bahia com muito trabalho pela frente e no seu primeiro desafio, às 18h deste domingo, terá como adversário o motivado Atlético-GO, que vem de triunfo fora de casa contra o Vasco da Gama, inclusive, passando o tricolor na tabela de classificação. Vencer é extremamente importante para trazer calmaria e começar com o pé direito para a sequência da competição. O novo treinador chegou na quinta-feira em Salvador, assistiu a derrota para o Grêmio, iniciou os trabalhos na sexta-feira e em dois dias preparou a equipe para o duelo contra os goianos.

Para partida, o técnico Mano Menezes não poderá contar com o volante Gregore, um dos principais jogadores do elenco e vinha sendo cobiçado por vários clubes, porém, vivendo uma péssima fase. Expulso contra o Grêmio, o jogador está fora da primeira partida do novo comandante. Outro desfalque é o lateral-direito João Pedro, que passou por cirurgia e não tem previsão de retorno. Por outro lado, o volante Ronaldo e o lateral-esquerdo Juninho Capixaba retornam ao time. A escalação de Mano é uma incógnita, mas a certeza que temos é que haverá mudanças e possibilidade até de alteração no esquema tático para uma formação com três zagueiros, que foi testada no treino deste sábado.

A defesa do esquadrão é a pior do campeonato. Com 14 gols sofridos, Mano se diz o cara certo para ajustar esse problema. Contratou o treinador certo. Ao longo dos anos tenho uma sucessão de boas defesas, defesas menos vazadas nos campeonatos que joguei. Embora estivesse de fora, observei um Bahia em transição. Ano passado, quando Roger iniciou o trabalho, o time era bastante reativo, jogava em transição entre a defesa e o ataque com muita rapidez. Quando você faz isso, expõe menos a defesa.”.

JOGOS DA 10ª RODADA DA SÉRIE A

SÁBADO, 12/09
16h30 – Athletico-PR 1 x 0 Coritiba
19h00 – Santos 2 x 2 São Paulo

DOMINGO, 13/09
16h00 – Fluminense x Corinthians
16h00 – Grêmio x Fortaleza
18h00 – Atlético-MG x Bragantino
18h00 – Bahia x Atlético-GO
18h00 – Ceará x Flamengo
18h00 – Goiás x Internacional
19h45 – Palmeiras x Sport-PE
20h30 – Botafogo x Vasco

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário