Já classificado, Bahia enfrenta o Náutico pela reestreia na Copa do Nordeste

O Esquadrão aparece na vice-liderança do Grupo A atrás do Fortaleza

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Após mais de quatro meses, a Copa do Nordeste foi reinaugurada nesta terça-feira com o triunfo do Fortaleza sobre o América-RN, por 3 a 1, no Estádio Manoel Barradas, e terá continuidade nesta quarta-feira (22), com outros seis jogos. Destaque para o já classificado Esporte Clube Bahia que recebe no Estádio de Pituaçu o Náutico, ainda brigando por vaga às quartas de final da competição. O Timbu é o terceiro colocado do Grupo B com 11 pontos, dois pontos abaixo de Confiança e Vitória, e um ponto acima do arquirrival Santa Cruz. O Esquadrão, por sua vez, é o segundo colocado do Grupo A com 14 pontos, três pontos abaixo do Fortaleza. Para o Tricolor terminar como líder da chave, precisaria golear o time pernambucano para tirar o saldo de gols do Leão do Pici.

 

Vale frisar que o primeiro colocado do grupo enfrenta nas quartas de final o quarto colocado, enquanto o 2º encara o 3º, ou seja, neste cenário atual, o Esquadrão teria como adversário o Botafogo-PB, enquanto o Fortaleza – líder com 17 – provavelmente duele na próxima fase contra ABC ou Sport-PE. Estes dois últimos disputam uma das vagas para o mata-mata e a definição pode acontecer no saldo de gols. Ambos tem 9 pontos, sendo que o time potiguar enfrenta o já eliminado CSA, e o Leão da Ilha encara o Confiança, líder do Grupo A.

A última vez que o Bahia entrou em campo foi dia 14 de março, um sábado, e garantiu classificação antecipada na Copa do Nordeste ao vencer o América-RN por 2 a 0 na Arena das Dunas, com gols de Juninho Capixaba e Élber. Além do Torneio Regional, o time de Roger Machado garantiu vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana ao vencer o Nacional-PAR (3 x 0 na Fonte Nova e 3 x 1 no Paraguai). O torneio foi suspenso pela Conmebol com o prazo inicial até o dia 5 de maio. Já pelo Campeonato Baiano o tricolor apenas empatou com o Doce Mel em plena Arena Fonte Nova. São mais de três meses de bola parada. O recesso atingiu duramente todas as divisões do clube.

Antes da paralisação do futebol em razão da pandemia do coronavírus, o time principal do Bahia entrou em campo dez vezes, incluindo Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Sul-Americana. Foram 6 triunfos, 2 empates e 2 derrotas, 15 gols marcados e 6 sofridos, um aproveitamento de 66,6%. As duas derrotas foram bastante sentidas pelo torcedor, a primeira pela eliminação na Copa do Brasil para o River-PI e a outra no clássico BA-VI na Fonte Nova. Porém, depois dos dois tropeços, o Esquadrão emplacou seis jogos sem derrota, sendo essa a segunda melhor sequência invicta do técnico Roger Machado no comando do tricolor baiano. Venceu Nacional-PAR (em Salvador e no Paraguai), CSA, Confiança e América-RN, além de ter empatado com o Ceará em duelo onde vencia até o último minuto, mas tomou o empate.

A provável escalação do Bahia para enfrentar o Náutico tem: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo, Flávio e Rodriguinho; Rossi (Clayson), Élber e Gilberto.

JOGOS DA COPA DO NORDESTE

21/07
20h Fortaleza 3 x 1 América-RN (Barradão)

22/07
20h Sport x Confiança (Arena Cajueiro – Feira de Santana)
20h ABC x CSA (CT Praia do Forte – Mato de São João)
20h CRB x Ceará (Barradão)
20h Bahia x Náutico (Pituaçu)
20h Botafogo-PB x Vitória-BA (Joia da Princesa – Feira de Santana)
20h River-PI x Santa Cruz (Eliel Martins – Rianchão do Jacuípe)
Frei Paulistano x Imperatriz (Cancelado)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário