Definido! Campeonato Baiano será retomado no dia 22 de julho

Reunião nesta quarta-feira definiu o retorno do Estadual

Após reunião virtual com os clubes na tarde desta quarta-feira (08), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou a data de retorno do Campeonato Baiano para o dia 22 de julho, um dia após a reestreia da Copa do Nordeste. O Campeonato Baiano está paralisado desde o dia 17 de março, restando duas rodadas para o término da primeira fase. Oito times disputam quatro vagas para a semifinal do Campeonato Baiano, sendo que o Bahia lidera com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, formando o G-4. Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista tentam beliscar uma vaga. Doce Mel e Jacobina disputam para ver quem se salva do rebaixamento.

 

Os clubes poderão inscrever novos atletas até o final da fase de classificação. Aqueles que já defenderam outras equipes na competição não poderão atuar.

VEJA ABAIXO O ANÚNCIO DA FBF

A espera acabou! Após cerca de quatro meses, a bola vai voltar a rolar no futebol baiano. Maior campeonato da Bahia e um dos principais estaduais do país, o Baianão retornará e será decidido dentro de campo. A competição foi paralisada em 17 de março, devido à pandemia da Covid-19.

A Federação Bahiana de Futebol e os dez clubes participantes da Série A definiram nesta quarta-feira (8) os últimos detalhes para a volta. Na reunião do Conselho Técnico, realizada por videoconferência, foi decidido que os jogos serão retomados em 22 de julho, conciliados com a Copa do Nordeste.

O retorno foi aprovado por unanimidade entre os dez clubes. Todos concordaram e irão a campo. A tabela com datas, horários e locais das partidas será divulgada em breve.

Quanto às vagas nas competições nacionais e o rebaixamento, foi mantido o regulamento da competição. O último colocado será rebaixado para a Série B do Baianão 2021.

Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.

Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada posteriormente ou ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.

Os clubes poderão inscrever novos atletas até o final da fase de classificação. Aqueles que já defenderam outras equipes na competição não poderão atuar. Encerrada a primeira a fase, a FBF e as quatro equipes classificadas para a semifinal voltarão a se reunir.

O Baianão 2020 tem seis rodadas a serem realizadas, duas delas pela fase de classificação e as demais válidas pelas rodadas de ida e volta da semifinal e final. Será um total de seis datas.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário