Ceará é pedra no sapato do Vitória em mata-matas de Copa do Nordeste

Vitória foi eliminado pelo Ceará em outras três oportunidades

Foto: Felipe Oliveira

O Esporte Clube Vitória pela quarta vez considerando a nova forma da competição sob chancela da CBF enfrenta o Ceará em um mata-mata de Copa do Nordeste, este ano com um adicional que ambos também decidem vaga para a quarta fase da Copa do Brasil, e o retrospecto é o pior possível. Pelo Nordestão, o Leão foi eliminado em todas as ocasiões e em uma delas de forma trágica. Em 2013, chegou a abrir 2 x 0 atuando no Castelão, porém, no jogo de volta levou um inimaginável 4 x 1 dentro do Estádio Manoel Barradas super lotado. O atacante Magno Alves, hoje no Atlético de Alagoinhas, marcou um dos quatro gols do Vozão. Rafael Vaz, Eric e Pingo também marcaram. Maxi Bicancucchi fez o de honra para o rubro-negro.

 

Em 2014, outra eliminação, sendo que no primeiro jogo realizado em Salvador foi finalizado pelo placar de 1 x 1. No jogo de volta em Fortaleza, o Leão foi goleado pelo placar de 5 x 1. Em 2015, nova decisão. Ambos os jogos acabaram empatados, 0 x 0 e 2 x 2, mas o Vozão ficou com a vaga pelos gols marcados fora de casa. Neste ano, o Ceará conquistou o título vencendo o Bahia por duas vezes (1 x 0 em Salvador e 2 x 1 em Fortaleza), naquele primeiro jogo que ficou marcado pelo frango do goleiro Jean. No próximo sábado, baianos e cearenses duelam em jogo único em Pituaçu valendo vaga na semifinal para enfrentar Fortaleza ou Sport-PE.

Este ano, os clubes vão decidir vaga à quarta fase da Copa do Brasil. O Esporte Vitória avançou até a 3ª fase vencendo o Lagarto/SE por 3 a 1 no Barradão, em Salvador. Os gols foram de Léo Ceará e Vico, duas vezes, enquanto os visitantes descontaram com Edilson. Na sequência, enfrentou o Ceará no Castelão sendo derrotado pelo placar de 1 x 0. O jogo da volta que aconteceria no Estádio do Barradão uma semana depois, foi adiado, no entanto, está previsto para acontecer em 26 de agosto. Neste jogo o Vitória precisa vencer o Vovô por no mínimo dois gols de diferença para conseguir se classificar. Qualquer triunfo do Rubro-Negro por um gol de diferença (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3, por exemplo) leva a decisão para a disputa de pênaltis.

O jogo entre Ceará e Vitória acontece neste sábado, às 16h, no Estádio de Pituaçu. Quem vencer, avança. Na hipótese de empate, o classificado será conhecido através das penalidades máximas. O vencedor deste confronto enfrentará o sobrevivente do duelo entre Sport e Fortaleza que acontece no mesmo dia e horário, no Estádio Manoel Barradas. Vale destacar que o Ceará com 15 gols marcados tem o melhor ataque do torneio. Vinícius é o artilheiro do Vovô com quatro gols e divide o posto de maior goleador do Nordestão com Wellington Paulista e Tiago Orobó, ambos do Fortaleza (mas o segundo fez os todos os gols pelo América-RN), Gilberto, do Bahia e Rafael Longuine, do CRB.

QUARTAS DE FINAL DA COPA DO NORDESTE

SÁBADO (25/07)
16h – Fortaleza x Sport (Barradão)
16h – Ceará x Vitória (Pituaçu)
18h30 – Confiança x Santa Cruz (Joia da Princesa)
21h30 – Bahia x Botafogo-PB (Pituaçu)

VEJA TAMBÉM

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário