Neilton apoia protestos contra o racismo: ‘Passei muito por isso na infância’

Jogador joga atualmente em Dubai emprestado pelo Vitória

A morte do norte-americano George Floyd, no dia 25 de maio, ao ser imobilizado por policial, gerou revolta e uma onda de manifestações em diversas cidades dos Estados Unidos. A repercussão foi mundial e muitos artistas se posicionaram. Jogadores brasileiros também endossaram a luta contra o racismo, entre eles, o atacante Neílton. Atualmente defendendo o Hatta Club, de Dubai, emprestado pelo Esporte Clube Vitória, o jogador em entrevista ao programa Troca de Passes, da SporTV, falou sobre os protestos antirracismo que vêm acontecendo e revelou que sofreu racismo na infância. Ele se diz a favor dos protestos, porém, sem vandalismo.

 

“Eu passei muito por isso, por racismo na infância. Minha família também passou, meu irmão, meu pai, e a gente sente no coração […] O que venho acompanhando, fico indignado, sou a favor totalmente do protesto que a galera vem fazendo, sem vandalismo, temos que protestar, sim. Pena que hoje estamos na quarentena. Temos que ter muito cuidado e inteligência para que isso não venha a ser contra nós […] É uma coisa que levo, brigo e bato na tecla sempre pela igualdade de todos”, disse o atacante.

Os clubes de futebol também se manifestaram contra o racismo. Houve inclusive uma corrente virtual na qual cada um citava o nome de três jogadores históricos negros. O Grêmio, por exemplo, afirmou: “Racismo não é opinião ou preferência política, racismo é crime! Bruno Cortez, Airton Pavilhão e Roger Machado”. O São Paulo respondeu com “Leônidas da Silva, Kátia Cilene e Mineiro”. Já o Corinthians fez um vídeo e colocou na internet: “O racismo mata e destrói famílias no Brasil e no mundo. Não se cale. Nós nos importamos com essas vidas”.

Neilton chegou ao Vitória na época de Sinval Viera. O jogador, que estava emprestado ao São Paulo e foi devolvido ao Cruzeiro, firmou vínculo com o Rubro-Negro por três temporadas. Para concluir a contratação, o Vitória teve que ceder parte dos direitos econômicos do meia-atacante Nickson, de 19 anos, ao Cruzeiro e ainda por empréstimo recebeu o meia Gabriel Xavier. Neilton disputou 56 partidas pelo Leão na temporada 2018 e marcou 21 gols. No entanto, com a queda do clube para Série B e a nova política de austeridade, o atleta acabou emprestado. No ano passado, ele foi emprestado para o Internacional, onde viveu altos e baixos. Participou de 28 partidas e marcou apenas um gol. Na carreira do jogador ainda constam passagens por Cruzeiro, São Paulo, Santos, Botafogo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário